Pax!
 
 
 
Introdução
 
Este programa de extensão visa à utilização de recursos didáticos digitais, sobretudo computadores desktop, no ensino de ciências e biologia em escolas de São João del-Rei. Fundamenta-se no intercâmbio entre as atividades de ensino (Genética, Biologia Molecular), pesquisa (marcadores moleculares de DNA) e extensão universitária (uso de materiais didáticos alternativos em salas de aula e treinamento de profissionais do ensino).

Mídias e jogos virtuais são instrumentos estratégicos a serem utilizados na preparação das aulas, podendo ser trabalhados de maneira interdisciplinar ou focada, além de poderem auxiliar e estimular o processo ensino/aprendizagem, de maneira lúdica e prazerosa, pois a utilização dos jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, proveniente do lúdico (KISHIMOTO, 1996). Neste contexto, o jogo torna-se uma ferramenta ótima para motivar o aluno, possibilitando a construção do conhecimento a partir das suas descobertas e da interação com os outros, pois os processos de desenvolvimento dos indivíduos estão relacionados com os processos de aprendizado adquiridos através da sua interação sócio-cultural (VIGOTSKY, 1984). Assim a interação com esses novos recursos e tecnologias transformando o computador em aparato de comunicação proporciona novas formas de sentir, pensar, agir e interagir (MOITA, 2007).Pode-se também avaliar a forma com que os jogadores assumem papéis nos jogos, determinando o contexto e o por que aprendem (MATTAR, 2010). Por issopode-sedizer que o jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, resultando em um empréstimo da ação lúdica para a aquisição de informações (KISHIMOTO, 1996).

 

 

 
Objetivos
  • Promover atividade de extensão através do desenvolvimento e aplicação de materiais e jogos didáticos virtuais, 
  • Proporcionar aos professores recursos alternativos para ensino/aprendizagem do conteúdo de ciências e biologia para alunos de nível fundamental e médio de São João del-Rei - MG.

 

Exemplo de jogos:

 

 

 

 

 
Práticas de jogos na escola:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Resultados
 

 

  • Atividades realizadas em 5 escolas;
  • Visita técnica de uma escola particular ao laboratório de recursos genéticos (LARGE-UFSJ);
  • 483 alunos do 6º e 9º (fundamental) e 1º, 2º e 3º (médio);
  • 1 aluna surda do 2º ano do ensino médio;
  • 20 jogos e atividades produzidas;
  • Treinamento em plataformas de criação de jogos;
  • Boa aceitação pelas escolas;
  • Realização de manutenções simples;
  • Participação da Semana de Integração no IF Sudeste MG - SJDR.

 

 
Conclusões
 
  • Os jogos desenvolvidos foram de grande importância para o aumento do interesse pelas aulas e proporcionaram novos conhecimentos ou complementam os conhecimentos já adquiridos; 
  • A execução desta atividade permitiu a comunicação entre os representantes do ambiente universitário com professores e alunos do ensino básico de escolas públicas e particulares, sendo possível acompanhar o processo educativo e auxiliar com novos recursos didáticos.
 
Referência
 

KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil.(Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MOITA, Filomena. Game on: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. Campinas: Editora Alínea, 2007.

 

 

Links dos Jogos e Atividades:

  • Atividades para o 6° ano:
  • TEMA: reciclagem e meio ambiente

Jogo da Reciclagem - CLIQUE AQUI

Quiz Semana do Meio Ambiente - CLIQUE AQUI

  • TEMA: água

Ciclo da água - CLIQUE AQUI

Protegendo o mar - CLIQUE AQUI

Quiz da água - CLIQUE AQUI

QUESTIONÁRIO

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1º ano: (divisão celular) 

Slide

Jogo meiose

Quiz

Formulário

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  • Atividades para o 2° ano:
  • TEMA: vírus e viroses

Slide vírus - CLIQUE AQUI

Contra a dengue - CLIQUE AQUI

Quiz virose - CLIQUE AQUI

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Tema: Sistema reprodutor

Slide 

Quiz 

Questionário

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  • Atividades para o 3° ano:
  • TEMA: DNA recombinante

DNA recombinante - CLIQUE AQUI

Quiz DNA recombinante - CLIQUE AQUI

  • TEMA: tipos sanguíneos

Tipos sanguíneos - CLIQUE AQUI

Quiz tipos sanguíneos - CLIQUE AQUI

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Tema: Evolução

Slide evolução

Jogo do tempo

Quiz evolução

Questionário

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    Notícias

    Parceria com o projeto Bioagradável 

    GeneTime Conference 2018 - UFMG

     

     

    Contatos:

    Bolsistas

    • Luiz Miguel Silva - Graduando do Curso Pedagogia
    • e-mail: luizmigs@gmail.com
    • Enderson Willian’s Motta Texeira - Graduando do Curso Ciência da Computação
    • e-mail: enderson05@gmail.com

    Voluntária

    • Professora Rosiane de Paula Santos
    • e-mail: rosianeps2007@yahoo.com.br

     

     

     

    AGRADECIMENTOS

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    • Escola Estadual Inácio Passos;

    • Escola Estadual Doutor Garcia de Lima;

    • Escola Estadual Professor Iago Pimentel;

    • Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa;

    • Escola Estadual Brighenti Césare;

    • Atus Rede de Ensino

     

    Última atualização: 08/10/2019