Pra instruções para os editais em andamento das agências de fomento, clique no ícone correspondente Para acessar o sistema FINANCIAR, clique no ícone abaixo

Atenção pesquisadores: A PROPE comunica que, para emissão de termo de anuência para participação em projetos assinado pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, é necessário envio de documento similar assinado pelo chefe do departamento ou pela diretora do CCO. Esta providência é importante para que a disponibilização da infraestrutura de pesquisa (que normalmente tem governabilidade dentro dos departamentos e no Centro) não se dê de maneira inadequada.

EDITAL CARREFOUR  - AÇÕES AFIRMATIVAS

CNPq: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Acesse a página do CNPq por esse link (www.cnpq.br)

CAPES: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Acesse a página da CAPES por esse link (www.capes.gov.br)

Finep: A Finep - Inovação e Pesquisa - é uma empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) que oferece fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Conheça as chamadas internas da UFSJ nesse link (https://ufsj.edu.br/prope/finep.php).

FAPEMIG: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os recursos financeiros são assegurados pela Constituição do Estado. Acesse a página da FAPEMIG por esse link (www.fapemig.br)

FINANCIAR: FINANCIAR é um sistema de busca que disponibiliza para pesquisadores e empresários, informações sobre fontes financiadoras, internacionais e nacionais, para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Ele aproxima pesquisadores e gestores das fontes de recursos para seus projetos, gerando economia de tempo e conhecimento de novas oportunidades. Acesse a página do sistema FINANCIAR pelo link www.financiar.org.br.

Voltar para PROPE


Última atualização: 24/10/2023