O PROFIAP é um Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, nível mestrado profissional. A oferta de turmas acontece nacionalmente, por meio das Universidades Associadas em rede, como a UFSJ que dispõe a oferta anualmente sempre no primeiro semestre de cada ano, e o Programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 
O formato do curso é presencial e as disciplinas são ministradas no Campus Tancredo Neves (CTAN), no município de São João del-Rei, Minas Gerais.  O formato das aulas segue a Resolução 007, de 25 de março de 2019 (veja mais no link sobre Regulamento e Regimento) e essas acontecem em dias específicos, entre segunda e sexta-feira. Os dias e horários de cada disciplina são dispostos aos alunos com antecedência.

 

O Curso

O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.

Os pré-requisitos para obtenção do título são:

i) Disciplinas obrigatórias que totalizem 180 horas;

ii) Disciplinas optativas que totalizem 180 horas;

iii)Trabalhos de Conclusão Final (Qualificação de projeto e Defesa da dissertação).

 

 

Objetivos

- Capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas;

- Contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas;

- Disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública.

 

Para maiores informações sobre a Rede Nacional do PROFIAP ver: https://profiap.org.br/


Última atualização: 14/11/2023