PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS
PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Programa de Pós-graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável no Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del Rei foi criado pela Resolução CONSU 026, de 28 de junho de 2010. Reconhecimento: Portaria/MEC 656, de 22/05/2017, D.O.U 23/05/2017, seç. 1, p. 60.

 

CURSO   DISCIPLINAS

 

O curso

O mestrado em tecnologias para o desenvolvimento sustentável é um curso de pós-graduação stricto sensu com duração de dois anos. O curso está baseado num programa de natureza interdisciplinar voltado para pesquisas científicas e tecnológicas no campo da sustentabilidade. São contemplados estudos teóricos e empíricos que envolvam o desenvolvimento ou a adaptação de soluções tecnológicas, produtos, processos, técnicas e métodos que promovam a sustentabilidade. Busca-se reunir contribuições de diferentes áreas do conhecimento incluindo engenharias, ciências naturais e ciências humanas.

 

Os objetivos

Dentre os objetivos do curso está a formação de técnicos e pesquisadores especialistas em tecnologias para a sustentabilidade. Esta formação visa a atender à crescente demanda de empresas nacionais e multinacionais, universidades, agências governamentais e organizações não governamentais. O curso é, também, uma etapa de preparação para aqueles que desejam se dedicar à pesquisa acadêmica na área em nível de doutorado.

 

A formação

I. Conhecimento e entendimento dos estudos no campo da sustentabilidade
Ao concluir o curso o aluno deverá estar apto a:
- identificar os temas e estruturar a partir de uma visão integradora os conhecimentos teóricos e conceituais relativos ao desenvolvimento sustentável;
- dominar os conceitos-chave empregados nas pesquisas em tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

II. Competências e habilidades
Ao concluir o curso o aluno deverá demonstrar:
- habilidade para propor questões de pesquisa relevantes para a área de especialização escolhida;
- habilidade para avaliar a adequação de teorias, técnicas e métodos de investigação, bem como a sua aplicabilidade;
- familiaridade com abordagens, métodos e técnicas de pesquisa específicas aplicadas às questões interdisciplinares;
- capacidade de elaboração, planejamento e gestão de projetos de pesquisa;
- capacidade de elaborar e sistematizar na forma escrita o processo da pesquisa e os resultados relevantes;
- capacidade de participar de debates e de sustentar posições em discussões relativas ao tema de pesquisa.

III. Rigor científico e capacidade de avaliação
Ao concluir o curso o aluno deverá:
- ser capaz de avaliar criticamente tipos e fontes de informação, bem como resultados de pesquisas quanto a confiabilidade e validade;
- demonstrar um entendimento sobre as responsabilidades éticas e profissionais associadas ao desenvolvimento sustentável;
- demonstrar capacidade de análise e senso crítico em relação a desafios no campo das tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

 

Duração

A carga  horária total do curso é de 540 horas-aula, das quais 180 horas serão dedicadas às disciplinas obrigatórias, 120 horas dedicadas às disciplinas optativas e 240 horas dedicadas à elaboração da dissertação e à elaboração e participação em seminários de pesquisa.

A carga horária do curso é contabilizada em créditos: 1 (um) crédito corresponde a 15 horas-aula. Desse modo, a carga horária total do curso exige o cumprimento de 36 créditos.

As disciplinas em regime normal serão ofertadas sempre no período da manhã, de segunda a sexta-feira. Excepcionalmente poderão ser organizadas turmas especiais em regime intensivo.

O tempo previsto para a integralização do curso é de  2 (dois) anos.

 

Exigências para inscrição na seleção

Para ingressar no curso o estudante deve ser portador de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC. Devido à natureza interdisciplinar do curso, são admitidos candidatos portadores de diplomas em qualquer área do conhecimento.

O ingresso no curso dá-se por meio da aprovação num processo de seleção de candidatos.

 

O processo seletivo

O processo de seleção está divido em três provas.

A primeira prova consiste numa avaliação escrita que versará sobre conteúdo relacionado às linhas de pesquisa e ao tema tecnologias para o desenvolvimento sustentável. A indicação de bibliografia será feita no edital de seleção.

A segunda prova é realizada na forma de entrevista e consiste na argüição sobre o currículo acadêmico-profissional do candidato e sobre um plano que o candidato deve apresentar no ato da inscrição e cujo formato deve atender à seguinte estrutura:

1. OBJETIVO(S); 2. INTRODUÇÃO AO PROBLEMA; 3. METODOLOGIA (descrição breve das atividades a serem desenvolvidas); 4. RESULTADOS ESPERADOS; 5. RECURSOS NECESSÁRIOS; 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

A terceira prova consiste no exame de inglês instrumental.  O aluno poderá ser dispensado da prova de língua estrangeira se apresentar certificado de proficiência de instituições credenciadas para a emissão de certificado ou se comprovar que residiu em algum país de língua inglesa, por um período superior a um ano. Caso o aluno não alcance o mínimo de 60 % na prova de língua inglesa, ele terá a chance de refazê-la no decorrer do curso.