Ciência de Dados para Produção Florestal

O Programa contemplará estudos em florestas plantadas e naturais nas áreas de: Ciência de Dados Aplicada; Mensuração e Manejo Florestal; Métodos Quantitativos Aplicados; Anatomia e Química aplicadas à Tecnologia de Produtos Florestais; Qualidade da Madeira; Quantificação de Produtos Florestais Não-Madeireiros; Biotecnologia e Melhoramento Florestal; Caracterização e Identificação de espécies florestais; Geotecnologias aplicadas às Ciências Florestais e Ambientais; Sementes, mudas e formação de florestas; Ecologia da Restauração; Relação solo-planta em ambientes florestais e Silvicultura Urbana; Mudanças Climáticas, Biogeografia de Espécies Vegetais e Florestais, Fontes Renováveis de Energia, Valoração e Conservação de Serviços Ecossistêmicos, Análise Temporal e Espacial dos Ecossistemas; Ecologia do Fogo, Prevenção e Combate de Incêndios Florestais.

Em todas essas áreas a aplicação da Ciência de Dados proporcionará uma compreensão mais profunda e abrangente dos fenômenos florestais, permitindo a adoção de estratégias mais eficientes, sustentáveis e embasadas em evidências. A análise avançada de dados impulsionará a pesquisa e a inovação na Ciência Florestal, tornando possível a produção florestal mais inteligente, responsável e adaptada às demandas atuais e futuras.
 


Linhas de Pesquisa

Tecnologias para Conservação e Silvicultura no Cerrado

Nesta linha de pesquisa, a ciência de dados desempenhará um papel crucial na análise de dados climáticos, de solos e de crescimento das árvores. Com base nesses dados, os profissionais poderão realizar modelagens e simulações computacionais para prever o comportamento das florestas, identificar áreas de risco e tomar decisões informadas sobre o estabelecimento de plantios, a adoção de técnicas de regeneração e a gestão de doenças e pragas. Na área do meio ambiente, a ciência de dados permitirá o monitoramento e a análise de dados relacionados à qualidade do ar, da água e do solo, bem como à biodiversidade e aos impactos das atividades humanas nas florestas e na verificação do cumprimento da legislação ambiental. Através da análise de dados geoespaciais e do monitoramento contínuo das atividades florestais, será possível verificar o cumprimento das normas legais, identificar possíveis irregularidades e contribuir para a gestão ambiental responsável. A ciência de dados auxiliará na avaliação dos impactos ambientais das atividades de produção florestal, permitindo a adoção de medidas de mitigação e o desenvolvimento de estratégias de manejo que promovam a conservação dos recursos naturais. Assim, a análise de dados fornecerá subsídios para a tomada de decisões na conservação dos ecossistemas e no planejamento de áreas protegidas.

Docentes


Tecnologias para Produção de Biomassa Florestal

Esta linha atuará no desenvolvimento de pesquisas com análise e interpretação de dados sobre o crescimento das árvores, inventário florestal e manejo florestal e otimização do uso da madeira. Com base nessas informações, os profissionais poderão tomar decisões mais precisas e eficientes no manejo sustentável das florestas, otimizando uso de recursos florestais e ambientais em florestas plantadas e naturais para a produção de biomassa florestal. A ciência de dados será aplicada também na análise das propriedades físicas e mecânicas da madeira, como densidade, resistência e durabilidade, bem como nos principais produtos advindos da madeira, como carvão vegetal, celulose e madeira serrada, além de produtos florestais não madeireiros. Isso possibilitará o desenvolvimento de técnicas avançadas de processamento e transformação da madeira e outros produtos florestais, bem como a seleção adequada de espécies e produtos para diferentes aplicações industriais. A análise de dados também contribuirá para o controle de qualidade, a previsão de desempenho dos materiais e a otimização dos processos de produção. Destaca-se que os pesquisadores desta linha de pesquisa desenvolvem projetos com inteligência artificial aplicada à produção florestal. Dessa forma, os discentes serão formados para atuarem com inovações estratégicas para o desenvolvimento do setor florestal.

Docentes


Obs.: A imagem no topo da página (círculo) foi gerada pelo Gemini IA e as imagens ilustrativas das linhas de pesquisa foram geradas pelo ChatGPT.

  


Última atualização: 13/08/2025