Grade Curricular / Ementas

 

Carga Horária / Créditos

Cada 15 horas/aula equivale a 1 crédito:

Para cumprir o Programa de Mestrado/Doutorado, o estudante deverá obter um mínimo de 25 (vinte e cinco) créditos para Mestrado e de 40 (quarenta) créditos para doutorado.

Para o Mestrado os créditos são distribuídos da seguinte forma:

a) 10 (dez) créditos em disciplinas obrigatórias, sendo: - Bioquímica 4 (quatro)créditos; - Biologia Molecular  4 (quatro) créditos; - Áreas de Fronteiras: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular I 2 (dois) créditos.

b) 2 (dois) créditos em Estágio em Docência (Componente curricular obrigatório)

c) 13 (treze) créditos em Disciplinas Optativas / * Atividades Complementares  

* Atividades Complementares - poderão ser atribuídos até 08 (oito) créditos para Mestrado em atividades tais como publicação de artigos, apresentação de trabalho em congresso, programas de treinamento e outros, conforme definido em Normativa específica.

* O aluno poderá pedir o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação no limite de até 1/3 (um terço) dos créditos totais exigidos pelo PMBqBM.

Para o Doutorado os créditos são distribuídos da seguinte forma:

a) 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias, sendo: - Bioquímica 4 (quatro)créditos; - Biologia Molecular  4 (quatro) créditos; - Áreas de Fronteiras: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular I 2 (dois) créditos; Áreas de Fronteira: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular II 2 (dois) créditos.

b) 4 (quatro) créditos em Estágio em Docência (Componente curricular obrigatório)

c) 24 (vinte e quatro) créditos em Disciplinas Optativas / Atividades Complementares  

* Atividades Complementares - poderão ser atribuídos até 16 (dezesseis) créditos para o Doutorado em atividades tais como publicação de artigos, apresentação de trabalho em congresso, programas de treinamento e outros, conforme definido em Normativa específica.

* Os créditos obtidos durante o mestrado no PMBqBM (25 créditos) são considerados para a integralização do número mínimo de créditos exigidos para o doutorado (40 créditos).
 
* O aluno poderá pedir o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação no limite de até 1/3 (um terço) dos créditos totais exigidos pelo PMBqBM.

 

Requisitos para titulação

Mestrado - Disciplinas/Atividades: 25 créditos.

Doutorado - Disciplinas/Atividades: 40 créditos.

Ser aprovado em exame de qualificação.

Ser aprovado na Defesa de Dissertação ou Tese.

Atender aos prazos e demais exigências da IES Associada a que o estudante estiver vinculado e estabelecidos no Regimento Geral do PMBqBM. 


Última atualização: 12/09/2023