CONTATO: pge@ufsj.edu.br

Tel: 3379-5135

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

8:00 ÀS 11:00

13:30 ÀS 16:30

Sala 2.18 - Bloco A - DCNat

 

Ficheiro:English language.svg ? Wikipédia, a enciclopédia livre

English version

 

Objetivo:

O PGE objetiva formar recursos humanos em nível de Mestrado Acadêmico com um sólido embasamento teórico e prático em ecologia básica e que, além disso, sejam capazes de associar conceitos provenientes de diferentes áreas do conhecimento a fim de solucionar problemas de cunho ecológico e/ou conservacionista. Considerando o corpo docente envolvido no programa, a avaliação da biodiversidade brasileira, desde níveis de diversidade genética até a caracterização de comunidades, bem como estimativas do grau de impacto ocasionado pelas atividades antrópicas serão os temas priorizados. Neste contexto, uma das principais demandas atendidas com o PGE é a absorção de estudantes provenientes dos cursos de graduação nas áreas biológicas e afins, tanto da UFSJ como de outras instituições de ensino superior, interessados na ampliação e complementação da sua formação para melhor atender a necessidade de profissionais com capacidade de melhor avaliar, prever e mitigar possíveis impactos aos recursos naturais auxiliando na conservação e manejo dos mesmos. Além disso, o Programa visa atender aqueles que visam seguir carreira acadêmica e ampliar a obtenção de novos conhecimento e inovações na área de ecologia.

O PGE estrutura-se em duas linhas de pesquisa, a saber:

•       Ecologia de Populações: Dentro dessa linha de pesquisa encontram-se estudos visando a compreensão da organização populacional de diferentes espécies, desde microrganismos até variados grupos da flora e fauna, sendo elas espécies nativas ou exóticas que demandam manejo paramitigarimpactosnossistemasnaturais;espéciesrarasouconspícuas;endêmicasoudeampla distribuição geográfica, espécies ameaçadas de extinção, dentre outras. Abordagens descritivas, funcionaisouevolutivasserãoutilizadasnaestimativadeelementos-chave,taiscomoabundância, distribuição e fatores que regulam sobrevivência e reprodução dos indivíduos constituintes da população.

•       Ecologia de Comunidades: Nessa linha englobam estudos de estrutura e dinâmica de comunidades terrestres e aquáticas buscando identificar padrões e processos relacionados à origem e a manutenção da diversidade biológica. Aqui serão enfocados estudos que identificam as propriedades coletivas (e.g., diversidade de espécies em dada área) bem como propriedades emergentes resultante da interação entre espécies (e.g., relação hospedeiro-parasita, predador- presa, herbívoro-planta). Os fatores determinantes da distribuição espacial das comunidades em diferentes ambientes serão analisados na escala das paisagens para sua melhor compreensão. Estudos de fragmentação de habitat, resistência e resiliência de comunidades também estarão contemplados nessa linha de pesquisa. Além disso, essa linha de pesquisa visa ainda ampliar o conhecimento da biodiversidade da região das Vertentes, através de estudos conjuntos dos docentes acerca dos padrões de ocorrência das espécies ao longo de gradientes ambientais (e.g., altitude, fragmentação, urbanização) e os fatores determinantes de sua ocorrência eestruturação.


Última atualização: 19/10/2023