O Plano de Gestão de Resíduos da UFSJ têm a finalidade de propiciar o gerenciamento dos resíduos perigosos gerados nas atividades acadêmico-administativas da UFSJ, de forma ambientalmente correta, conforme requisitos legais.
 
De acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) o "gerenciamento de resíduos é o conjunto de atividades exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de inventário, coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos".
 
O gerenciamento de resíduos deve considerar a seguinte ordem de prioridade: não geração; redução; reutilização; reciclagem; tratamento; destinação final.
 
 

Etapa de coleta de resíduos por empresa licenciada

 

Os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final são executados por empresa especializada (Oxigás Resíduos Especiais) contratada pela UFSJ (Contrato 01/2020) e fiscalizados pelo PGR UFSJ.

Conforme legislação vigente atribuída por órgãos reguladores e governamentais, a empresa responsável apresenta licença ambiental para operar esses serviços.

 

Informações sobre solicitação de recolhimento de resíduos

 


 

 

Formulário de solicitação de coleta de resíduos*

As unidades podem enviar as demandas de recolhimento de resíduos, a partir do preenchimento do formulário, para os campus CDB, CTAN e CSA : https://goo.gl/forms/XOQ8hfRHwFw9trnr1.

As requisições de recolhimento nos campus de São João del-Rei, são geridas pelo servidor fiscal gestor administrativo e fiscal setorial Gustavo Almeida.

Nos campus fora de sede, essas requisições de recolhimento, junto a empresa contratada, são geridas pelos seguintes servidores fiscais setoriais: Marcelo Luis Alves (CAP) ; Jose Arimateia de Aleluia Júnior (CCO); Edmilson Vilela (CSL).

As demandas serão atendidas conforme agendamento prévio entre o Núcleo de Meio Ambiente e a empresa recolhedora.  

Coordenação da Gestão de Resíduos: Gustavo Almeida.

*O formulário para toners e cartuchos: https://forms.gle/LLtM4VWfcAaJdp2g6

 

Saiba mais sobre o desenvolvimento das ações em Gestão de Resíduos.


Última atualização: 06/02/2024