Sugestões de leitura do NAPE e disponíveis nas bibliotecas da UFSJ
Outras sugestões de leitura do NAPE/CCO
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005
ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis: Vozes, 2007.
CALAZANS, J. Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CANDAU, V.M. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.
CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.) O Que Há de Novo na Educação Superior. Do Projeto Pedagógico á Pratica Transformadora. Campinas: ed. Papirus 2000.
CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E.L.M. (Org.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. 4 edição, Campinas: ed. Papirus, 2006.
CONTRERAS, J.. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez. 2002.
CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição dos paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.
CUNHA, M. I. da.. “Inovações Pedagógicas na formação inicial de professores”. In: FRNANDES, Cleoni M., GRILLO, Marlene (orgs.) Educação Superior. Travessias e atravessamentos. Canoas/RS, Ed. ULBRA, 2002.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
ENGUITA, M.F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FREIRE, P. A pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GIMENO, J.S. A avaliação no ensino. In: Gimeno, J.S. e Gómez, P.I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArTmed, 1998.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
Minayo, M.C.S.. O desafio do conhecimento : pesquisa qualitativa em saúde, São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1996.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SORDI, M.R.L. Avaliação universitária: mecanismo de controle, de competição e exclusão ou caminho para construção da autonomia, da cooperação e da inclusão? In : VEIGA, I. e Naves, M Currículo e avaliação na educação superior São Paulo: JM Editora, 2005.
SORDI, M.R.L. Alternativas propositivas no campo da avaliação: Por que não? In: CASTANHO, S & CASTANHO, M.E (org) Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.
SORDI, M.R.L. Recuperação da nota, do conteúdo, do conhecimento, do aluno, do homem? Escolhas que fazem a diferença. Educ@ação Rev. Ped. UNIPINHAL- SP, v.01, nº 3, jan/dez 2005.
VEIGA, I.P.A. Projeto Político Pedagógico da Escola. Uma Construção Possível Campinas: ed. Papirus, 1995.
VEIGA, I.P.A.; FONSECA, M. As Dimensões do Projeto Político Pedagógico. Campinas: ed. Papirus, 2001.
VEIGA, I.P.A. Lições de Didática. Campinas: ed. Papirus, 2006.
VEIGA, I.P.A; NEVES, M.L.P. Currículo e Avaliação na Educação Superior. Araraquara: ed. JM Ltda, 2005.
VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2aed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
VOLPATO, G.. Profissionais liberais professores: aspectos da docência que se tornam referência na educação superior. 1a ed. Curitiba: Editora CRV, 2010.