Sugestões de leitura do NAPE e disponíveis nas bibliotecas da UFSJ

KERR, Clark - Os usos da Universidade. Universidade em Questão
 
LEITE, Dense e MOROSINI, Marilia (Orgs.) - Universidade Futurante
 
TARDIF, Maurice - Saberes Docentes e Formação Profissional
 
SANTOS, Gislene A. (Org.) - Universidade Formação Cidadania
 
DUBET, François - Que é uma Escola Justa? (o) - Escola das Oportunidades   
 
FERNANDES, Domingos - Avaliar para aprender – fundamentos, práticas e políticas
 
BUARQUE, Cristóvam -  A Aventura da Universidade
 
ZABALA, Antoni - A Prática Educativa.   
 
MEIRIEU, Philippe - Aprender sim ...mas como?  
 
POZO, Juan Ignácio - Aprendizes e Mestres  
 
PERRENOUD, Philippe  e outros - As competências para ensinar no século XXI   
 
SGUISARDI, V. :SILVA Jr.,J. dos R. - As novas faces da educação superior – reforma de estado e mudança na
produção   
 
MINTO, L. W. -  As reformas do ensino superior no Brasil: o público e o privado em questão   
 
CASTILLO ARREDONDO, Santiago e CABRERIZO DIAGO, Jesús -  Avaliação educacional e promoção escolar   
 
MORIN, E. -  Cabeça bem feita
 
CUNHA, Maria I. e LEITE, Denise B.C. - Decisões Pedagógicas e Estruturas de Poder na Universidade 
 
GIL, A.C. - Didática do ensino superior – 1ª edição  
 
ANASTASIOU,L.G.C. e PIMENTA, S. G. - Docência no Ensino Superior V.I.  
 
HEY, Ana Paula - Esboço de uma sociologia do campo acadêmico
 
IMBERNÓN, Francisco - Formação docente e profissional   
 
PERRENOUD, Philippe e outros (Org.) - Formando Professores Profissionais  
 
HIDALGO, Ângela Maria - Gestão e currículo: fundamentos políticos e epistemológicos dos projetos Escola Cidadã e Cidade Educativa
 
PERRENOUD, Philippe - Novas Competências para ensinar
 
MASETTP, Marcos; MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda A. - Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
 
CUNHA, Maria Isabel - O Bom Professor e sua Prática
 
VEIGA, Ilma Passos A. e CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.) - Pedagogia Universitária – a Aula em foco
 
CASTILLO ARREDONDO, Santiago e CABRERIZO DIAGO, Jesús - Práticas de avaliação educacional: materiais e
instrumentos
 
CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia.  (Orgs.) - Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior
 
LUCCHESI, Martha - Universidade no limiar do Terceiro Milênio
 
IMBERNÓN, Francisco - La formación y el desarrollo profesional del profesorado
 
CUNHA, Maria Isabel - O Professor Universitário na transição dos paradigmas
 
MOROSINI, Marilia - Professor do ensino superior: identidade, docência e formação
 
VIELLA, M. dos A. (org) - Tempos e Espaços de Formação

Outras sugestões de leitura do NAPE/CCO

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005

ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis: Vozes, 2007.

CALAZANS, J. Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

CANDAU, V.M. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.) O Que Há de Novo na Educação Superior. Do Projeto Pedagógico á Pratica Transformadora. Campinas: ed. Papirus 2000.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E.L.M. (Org.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. 4 edição,  Campinas: ed. Papirus, 2006.

CONTRERAS, J.. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez. 2002.

CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição dos paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

CUNHA, M. I. da.. “Inovações Pedagógicas na formação inicial de professores”. In: FRNANDES, Cleoni M., GRILLO, Marlene (orgs.) Educação Superior. Travessias e atravessamentos. Canoas/RS, Ed. ULBRA, 2002.

 


DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

ENGUITA, M.F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FREIRE, P. A pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GIMENO, J.S. A avaliação no ensino. In: Gimeno, J.S. e Gómez, P.I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArTmed, 1998.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.

Minayo, M.C.S.. O desafio do conhecimento : pesquisa qualitativa em saúde, São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1996.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SORDI, M.R.L. Avaliação universitária: mecanismo de controle, de competição e exclusão ou caminho para construção da autonomia, da cooperação e da inclusão? In : VEIGA, I. e Naves, M  Currículo e avaliação na educação superior São Paulo: JM Editora, 2005.


SORDI, M.R.L. Alternativas propositivas no campo da avaliação: Por que não? In: CASTANHO, S & CASTANHO, M.E (org)  Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.

SORDI, M.R.L. Recuperação da nota, do conteúdo, do conhecimento, do aluno, do homem? Escolhas que fazem a diferença. Educ@ação Rev. Ped. UNIPINHAL- SP, v.01, nº 3, jan/dez 2005.

VEIGA, I.P.A. Projeto Político Pedagógico da Escola. Uma Construção Possível Campinas: ed. Papirus, 1995.

VEIGA, I.P.A.; FONSECA, M. As Dimensões do Projeto Político Pedagógico. Campinas: ed. Papirus, 2001.

VEIGA, I.P.A. Lições de Didática. Campinas: ed. Papirus, 2006.

VEIGA, I.P.A; NEVES, M.L.P. Currículo e Avaliação na Educação Superior. Araraquara: ed. JM Ltda, 2005.

VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2aed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

VOLPATO, G.. Profissionais liberais professores: aspectos da docência que se tornam referência na educação superior. 1a ed. Curitiba: Editora CRV, 2010.