Responsável: Eduardo Bento Pereira

E-mail: edu.bento@yahoo.com.br

Telefone: (32) 3379-2552

 

No núcleo da UFSJ, são desenvolvidos diversos projetos na área, sempre com ênfase na robótica. Formado por integrantes de cursos distintos, como Engenharia Elétrica e Psicologia, apresenta uma heterogeneidade que permite ao projeto unir tecnologia aos cuidados necessários a cada usuário. Também em parceria com o Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Sinac), modificações vêm sendo feitas nos laboratórios para que estes estejam aptos a atender o público-alvo do projeto, inclusive pesquisadores e alunos com alguma necessidade especial.

Em pouco mais de dois anos, o Núcleo de Robótica e Tecnologia Assistiva desenvolveu atividades de destaque, como, por exemplo, o projeto de um braço robótico para auxílio e inclusão de pessoas com limitações motoras no mercado de trabalho (em fase de usinagem e teste), a criação de um sistema de interface de comunicação libras para voz sintética ou texto, e o projeto de um kit didático de robótica educacional, para ser usado por pessoas com necessidades especiais (em fase de concepção).

Em 2013 começaram a ser ministradas aulas de robótica educacional para crianças com deficiências e, no final deste ano, haverá, dentro da competição de Robótica do Campo das Vertentes, uma categoria que engloba as tecnologias assistivas robóticas. Nessa categoria, crianças e adolescentes serão desafiados a criar um robô cadeira de rodas em miniatura, que passará por um trajeto com obstáculos. Com isso, estuda-se a possibilidade de levar a robótica assistiva para os grandes eventos nacionais de robótica, juntamente com seus coordenadores.

 

Tecnologias assistivas em alta


Última atualização: 13/02/2014