Melhoramento genético: O conjunto de processos que tem como objetivo aumentar a frequência dos genes desejáveis ou das combinações genéticas favoráveis para uma determinada produção numa população.
 
 
Mais tecnicamente:
 
*"O melhoramento genético é o resultado de um processo de direção dos acasalamentos efetuados na raça ou linha pura para a obtenção de ganho genético e fenotípico, em características de interesse da zootecnia.  Os acasalamentos mais desejáveis dentro da raça ou linha são identificados numa lista de reprodutores, machos e fêmeas, ordenados pelo valor genético para a característica de interesse (seleção) e, numa segunda oportunidade, numa lista de linhas puras disponíveis para cruzamento, ordenadas pela habilidade de combinação (sistemas de acasalamento).
 
 
O sucesso de um programa de melhoramento genético depende de metas bem definidas, coerentes com o mercado vigente, o ambiente e o bem-estar animal e que permitam maximizar a produção ao menor custo. O processo de seleção genética tem evoluído procurando melhorar características complexas como eficiência alimentar, resistência óssea, resistência ao calor, flexibilidade fisiológica e imunológica. Esse processo garante a melhoria genética contínua das características de interesse em uma raça ou linhagem, ao longo das gerações, por meio da utilização da variabilidade genética existente entre os indivíduos."
 
*Fonte:  Agência EMBRAPA de Informação Tecnológica - http://migre.me/j5XjR

Última atualização: 29/01/2018