Lançamento de Livros durante o Evento

 
1. “Políticas Públicas, Gênero e Violência: contribuições ao Serviço Social”
Organizadores: Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freira e Rachel Gouveia Passos
Editora: Papel Social, 2015.
 
Sinopse: O livro trata-se de uma coletânea de artigos que apresentam sínteses de pesquisas de profissionais que atuam nas diversas políticas públicas, dando destaque as políticas direcionadas  ao combate a violência contra as mulheres, a política de proteção a criança e adolescente, a saúde do trabalhador e a política de saúde mental, álcool e outras drogas. Sua relevância pauta-se nas contribuições que cada autor apresenta no que tange a questão dos cuidados prestados pelas políticas públicas. Em um dos artigos, trata-se, especificamente, da experiência do atendimento aos adolescentes usuários de crack no município de Niterói. Já em outro, busca-se problematizar a questão do cuidado ofertado pelas mulheres na saúde mental. Portanto, o ineditismo desta coletânea está no fato de que sua construção parte da necessidade de reunir pesquisas que contribuam para profissionais que vivenciam as mesmas angustias em seu cotidiano de trabalho e não conseguem sistematizar e problematizar indagações que lhes perseguem. Além disso, os profissionais que contribuíram, localizam-se inseridos nas realidades vivenciadas possuindo uma significativa experiência acerca dos assuntos tratados.
 
2. “Os usos sociais do Crack”
Autores: Manoel de Lima Acioli Neto e Maria de Fátima de Souza Santos, Paulo Amarante (prefácio)
Editora: Edufpe
 
Sinopse: A proposta deste livro é discutir a respeito dos usuários de crack no Brasil, buscando compreender suas realidades e refletir sobre as práticas de cuidado adequadas aos seus modos de ser e agir. O título "Os usos sociais do crack: construindo uma clínica situada culturalmente" visa contemplar essa ideia, concebendo-se que essa droga é muito mais do que apenas uma substância psicoativa, mas também e, talvez, principalmente, um objeto social, uma construção simbólica. Essa afirmação intenta dizer somente que qualquer droga precisa ser compreendida a partir do meio em que se insere e das significações específicas desse contexto. Diante disso, buscamos romper com alguns estereótipos que circundam o crack e seu usuário. A redução do sujeito ao "usuário de crack" e todas as estampagens difundidas pela mídia e por muitos estudos científicos precisam ser revistas. O sujeito que usa o crack não deveria ser delimitado por uma prática que possui e os relatos apresentados aqui divergem dessa imagem hegemônica que circula em nossa sociedade. Diante desse quadro assistencial, questionamos aspectos de uma clínica construída para lidar com o assunto. Quando devemos intervir no consumo de crack? Quais as ações adequadas a essas práticas? A questão do uso de crack envolve uma série de particularidades que precisam ser destacadas antes de pensarmos em processos interventivos. Todo uso é problemático? Existe consumo controlado/funcional dessa droga? Qual a função desempenhada pelo crack na vida desse sujeito? Em que contextos de uso essa droga foi significada? As perguntas se estendem ainda em muitos aspectos e nosso objetivo é contribuir na construção de um cuidado atento às particularidades simbólicas dessa prática social. Em outras palavras: como desenvolver uma clínica situada culturalmente?
 
3. “Relatório de inspeção de comunidades terapêuticas e clínica para usuários de drogas no Estado de São Paulo – Mapeamento das violações de direitos humanos.”
Autores: Annie Louise Saboya Prado, Ilana Mountian, Maria Angélica Comis, Marilia Capponi
Editora: Conselho Regional de Psicologia -6ª Região
 
Sinopse: Esta publicação é fruto de um trabalho realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, a partir de fiscalizações realizadas em comunidades terapêuticas e clínicas que trabalham com usuários de drogas no estado de SP.Apresenta a compilação de relatos que traduzem as condições de tratamento e denúncias de Direitos Humanos a que são submetidos usuários de álcool e outras drogas, apontando aspectos importantes a serem revistos em particular, às violações de Direitos Humanos.
 
4. "Redes de atenção aos usuários de drogas - políticas e práticas"
Organizadores: Telmo Mota Ronzani, Pedro Henrique Antunes da Costa, Daniela Cristina Belchior Mota, Tamires Jordão Laport.
Editora: Cortez
 
Sinopse: Durante décadas nos fizeram acreditar que a questão das drogas estava determinada por uma oferta que indicava uma demanda passiva, quase ingênua e inofensiva, sendo "seduzida" por uma oferta diabólica e perversa. Pretendiam nos convencer de que a forma de resolver esta relação maquiavélica era mediante as normas, a lei penal e a fiscalização. Os autores deste livro nos propõem que as redes de atenção aos usuários de drogas são um caminho, que este caminho não é uma panaceia, mas sim um aporte significativo que dá conta do problema, tomando como atores da rede os profissionais, os serviços, as comunidades, as famílias, as redes sociais. Os textos que compõem o presente livro mergulham nas formas de se explorar caminhos que façam de nossas sociedades espaços de convivência mais desfrutáveis, mais humanos e que mereçam ser vividos plenamente.
 
5. “Saberes e práticas na atenção primária à saúde: cuidado à população em situação de rua e usuários de álcool, crack e outras drogas”
Organização: Mirna Teixeira, Zilma Fonseca
Editora: Hucitec
 
Sinopse: As bases conceituais do programa são orientadas pelo desejo de transpor o paradigma da repressão, entendendo o abuso de substâncias como resultado de questões biopsicossociais e defendendo práticas de cuidado e respeito ao direito de usuários de substâncias psicoativas, seja o uso prejudicial ou não. É necessário enfrentar o estigma e preconceito em torno do assunto. Este livro caminha neste sentido, buscando identificar boas práticas, investindo na sistematização dessas metodologias e capacitação de equipes multidisciplinares nos municípios com a finalidade de disseminar experiências exitosas.
 
6. “VULNERABILIDADES, RESILIÊNCIA, REDES - Uso, abuso e dependência de drogas”
Autores: Eroy Aparecida da Silva; Yone Gonçalves de Moura; Denise Kopp Zugman
Editora: RED Publicações
 
Sinopse: O livro Vulnerabilidades, resiliência, redes - uso, abuso e dependência de drogas, nos traz um estudo abrangente sobre pessoas em situações vulneráveis, dos riscos e predisposição ao uso de drogas.Nos mostra pessoas, famílias e grupos diversos, excluídos da sociedade e convívio social. Relata fatores e situações de vulnerabilidade em que se encontram os dependentes e suas famílias, mas também possibilidades de auxílio e recuperação destes com histórias de resiliência, superação e escolhas.Um estudo atual, didático no qual somos remetidos à realidade dos dependentes, suas histórias dentro e fora do convívio familiar. Apresenta trabalhos através de redes de ajuda para fortalecer a crença num melhor futuro. Permite aos leitores vislumbrar possíveis ações em prol do fortalecimento à resiliência, do despertar dessa capacidade existente dentro de cada ser. 
 
 
7. “Universidade e Sistema de Saúde - a democratização do conhecimento.”
Organização: Walter Melo, Filippe de Mello Lopes, Marcela Ferreira Ramos, Fabrício Aparecido Bueno e Danilo Rodrigues de Matos.
Editora: Espaço Artaud, 2015.

Sinopse: O livro Universidade e Sistema de Saúde: a democratização do conhecimento, organizado pela equipe do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS/UFSJ) é fruto da capacitação de conselheiros de saúde de São João del Rei e região e traz importantes textos sobre o Sistema Unico de Saúde, Reforma Psiquiátrica e comunicação em saúde, de Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz), João Leite Ferreira Neto (PUC-Minas), Ana Marta Lobosque (ESP) e Valdir Oliveira (Fiocruz).