O Departamento de Psicologia da UFSJ é o responsável pelo funcionamento do Curso de Psicologia da UFSJ, bem como das atividades do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados aos seus professores, alunos e técnicos em toda a Instituição. Derivado do Instituto de Psicologia e Pedagogia da Faculdade Dom Bosco de Ciências, Letras e Filosofia, que fora fundado em 1958, o Departamento possui hoje 33 professores entre doutores e pós doutores. O atual currículo do Curso de Psicologia abrange as áreas de Psicologia Clínica, Organizacional e Escolar/Educacional, dividido em duas ênfases curriculares (Ênfase A e Ênfase B), nas quais o aluno pode escolher seu percurso acadêmico e profissional.

Atualmente o Curso de Psicologia atende a uma entrada de 60 alunos (30 para o período Integral – entrada no 1º Semestre de cada ano e 30 para o período Noturno – entrada no 2º Semestre de cada ano). A Formação de Psicólogo requer do cursando o cumprimento de 4500 horas de atividades. Para maiores detalhes veja Ensino.

O destaque do Departamento está em suas atividades de Pesquisa e Extensão, uma vez que há uma grande inserção dos projetos de pesquisa e extensão para o entendimento das situações estudadas e oferecimento de atividades e serviços que visam o acolhimento da Comunidade Local.


Última atualização: 08/07/2022