O Departamento de Música - DMUSI foi criado em 2006. A implantação do curso de música na UFSJ tem como objetivo formar o músico educador assim como o educador musical. A graduação em música veio compor a rede de instituições musicais numa cidade historicamente contemplada com vários desses segmentos.

 

O DMUSI possui atualmente 22 professores, dos quais sete possuem título de doutor, 18 possuem título de mestre sendo que 03 cursam programa de doutorado. Há várias comissões estruturadas para manter o funcionamento sustentável das ações do departamento: Pesquisa e Pós-graduação; Ensino à distância e manutenção do sítio do DMUSI; Uso sustentável do patrimônio; Recrutamento de alunos; Relações Institucionais e Gestão Bibliográfica. Entre os projetos de pesquisa e extensão são basicamente três as áreas de produção: Educação musical, performance musical e musicologia.

 

O curso de música é integralizável em 08 semestres. Anualmente há 40 vagas para o ingresso por concurso vestibular. Atualmente, há ofertas de vagas nas seguintes habilitações: canto erudito, canto popular, clarineta, educação musical, flauta transversal, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola, violino e violoncelo.




Última atualização: 26/04/2022