ADERJANE FERREIRA LACERDA - SALA 215.3 aderjane@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado( 2002) e doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora adjunto IV na Universidade Federal de São João Del Rei.Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706917H4)

ALEXANDRE BÔSCARO FRANÇA - SALA 202.2 alexandre.boscaro@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2006), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e defendeu a tese de doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professor Adjunto III no departamento de Eng. Química e Estatística (Campus Alto Paraopeba) da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Química e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Sólidos Estruturados e Sinterização de Minério de Ferro.(fonte: http://lattes.cnpq.br/4539473355526849 ).

CRISTIANE MEDINA FINZI QUINTÃO - SALA 211.3 finzi@ufsj.edu.br

Docente do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Alto Paraopeba, Pós-Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais ( REDEMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora na área de polímeros e oleoquimicos coordenando grupo de pesquisa, registrado na plataforma CNPQ, denominado “Grupo de de pesquisas em polímeros, oleoquímica, nanoestruturas, emulsões e compósitos (POLNECOM). O POLNECOM é composto por 5 professores (UFOP, UFRJ e UFSJ) e 12 alunos de graduação que desenvolvem 8 projetos associados a biolubrificantes, compósitos, óleos vegetais, resinas alquididas, polímeros, poliuretanas, epoxidos e tintas ”. Pesquisadora sobre moringa oleifera coordenando o grupo “Grupo Mineiro de pesquisas em moringa oleifera composto por 4 professores (UEMG, UFOP, UFSJ) com 6 trabalhos associados a alelopatia e produção de mudas de moringa, biomateriais a partir do óleo de moringa, remoção de disrruptores endócrinos e hidrogéis. Em 2018, apresentou 32 trabalhos em congressos nacionais e internacionais resultados das pesquisas cientificas da graduação. Professora permanente do Programa de Pós graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFINIT).(fonte: http://lattes.cnpq.br/8571084427342867 )

 

DALILA MOREIRA DA SILVEIRA - SALA 118.2 dalilams@ufsj.edu.br

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência na área de Corrosão de ligas ferrosas, ensaios eletroquímicos de corrosão e adsorção. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de São João del Rei. (fonte: http://lattes.cnpq.br/5342762611984459 )

DEMIAN PATRICK FABIANO - SALA 215.2 demian@ufsj.edu.br

Professor Adjunto da Engenharia Química da UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei (2010-atual). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ/UFSJ (2017-atual). Graduado em Engenharia Química pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (1999-2003), Mestre em Engenharia Química pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (2004-2006) e Doutor em Engenharia Química pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2006-2010), com um estágio de doutorado no IRCE - Institut de Recherches sur la Catalyse et l?Environnement de Lyon / França (2009-2010), Pós-Doutorado no IRCE - Institut de Recherches sur la Catalyse et l?Environnement de Lyon/França (2015-2016), estudante de graduação na Engenharia de Bioprocessos da UFSJ (2016-atual). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Catálise Ambiental, Operações Unitárias Industriais e Equipamentos para Engenharia.(fonte: http://lattes.cnpq.br/6746672472192131 )

EDUARDO PRADO BASTON - SALA 202.2 baston@ufsj.edu.br

Professor adjunto III do Departamento de Engenharia Química e Estatística da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Alto Paraopeba. Possui doutorado (2011) e mestrado (2007), ambos em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. Graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade do Paraná (2004). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrodessulfurização, preparação de catalisadores, catalisadores de cobalto, de molibdênio e níquel suportados e caracterização de catalisadores através de Redução com H2 a Temperatura Programada, Difração de Raios X pelo método do Pó, Fisissorção de Nitrogênio, Espectroscopia de Absorção na região do ultravioleta e do visível, Infra-vermelho, microscopia eletrônica de varredura e transmissão, Fluorescência de Raios X.(fonte: http://lattes.cnpq.br/1277176561519941)

FABIANO LUIZ NAVES - SALA 215.2 fabianonavesengenheiro@ufsj.edu.br

É Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá - (UNIFEI). Mestre pelo programa de Engenharia Química na Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), na área de concentração de Processos Catalíticos e Biocatalíticos (2010), possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, lotado no departamento de Engenharia Química - DEQUI. Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em processos, Operações Unitárias, Ferramentas estatísticas e de otimização como Taguchi, Superfície de resposta, otimização multivariada e multiobjetiva, bem como tecnologia em tratamento de efluentes líquidos por processos oxidativos avançados utilizando luz artificial e/ou luz solar por processos homogêneos e catalisados em suspensões heterogêneas ou catalisadores suportados em substratos diversos, além de gerenciamento de resíduos líquidos e sólidos.(fonte: http://lattes.cnpq.br/0258894019687841 )

HENRIQUE TADEU CASTRO CARDIAS - SALA 115.2 hcardias@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1989), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Foi professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 1994 a 2014. Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: biocombustíveis, pencilinina gacilase, imobilização multipontual enzimas.(fonte: http://lattes.cnpq.br/5646271471128123 )

JÉSSIKA MARINA DOS SANTOS - SALA 204.2 jessikasantos@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), mestrado (2014) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Tem experiência na área de Engenharia Química e Processos Industriais atuando principalmente nos seguintes temas: secagem por micro-ondas, fluidos de perfuração sintéticos, sistema de controle de sólidos e cascalhos de perfuração de poços de petróleo e gás.(fonte: http://lattes.cnpq.br/1470565640075501)

JORGE DAVID ALGUIAR BELLIDO - SALA 106.2 jorgeb@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química - Universidad Nacional de Ingenieria (1999), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Ciências, área de concentração em Química (Fisico Química) pelo Instituto de Química de São Carlos/Universidade de São Paulo (2008), Com estudos de pos-doutorando na Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor adjunto do curso de Engenharia Quimica no campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de hidrogênio, reforma a vapor e oxidativa de etanol, preparação de catalisadores, caracterização de catalisadores através de Redução a Temperatura Programada, Difração de Raios-X pelo método do Pó, Espectroscopia de Absorção na região do ultravioleta e do visível.(fonte: http://lattes.cnpq.br/9870727668600291 )

JUAN CANELLAS BOSCH NETO - SALA 219.2 jboschbr@ufsj.edu.br

Possui curso técnico em química pelo Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e Doutor em Engenharia Mecânica na área de calor e fluidos pela UFMG (2012) , atuando principalmente nos seguintes temas: térmica e fluidos, máquinas térmicas , termodinâmica, modelagem de sistemas dinâmicos, modelagem de motores de combustão interna e emissões, montagem de equipamentos, animação computacional de processos e equipamentos, simulação computacional, operações unitárias. (fonte: http://lattes.cnpq.br/0529973259046894 )

LISBETH ZELAYARAN MELGAR - SALA 106.2 lisbethzm@ufsj.edu.br

Professora Adjunto III do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Tem experiência em Desenvolvimento de processo químicos, processos de intercalação de materiais lamelares com compostos orgânicos e adsorção em leito fixo, processos eletroquímicos, eletrooxidação e eletrocoagulação para tratamento de efluentes. Estão sendo estudados a capacidade de adsorção dos argilominerais modificados para adsorção de corantes e fármacos em batelada e fluxo continuo. Estudo da avaliação econômica de pre-projetos de processos químicos, visando propor vários cenários que melhorem a eficiência do processo e lucratividade. .(fonte:  http://lattes.cnpq.br/7414606551959224 )

MARCELO DA SILVA BATISTA  - SALA 118.2 marcelobatista@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química - DEQ/UFSCar (1997) , doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado II do Curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto Paraopeba em Ouro Branco-MG. Tem experiência em Desenvolvimento de Processos Químicos, Reatores Químicos e Catálise.(fonte:  http://lattes.cnpq.br/1573905329100173)

PATRÍCIA DA LUZ MESQUITA - SALA 219.2 patriciamesquita@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e doutorado em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora da Universidade Federal de São João Del-Rei, dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Química. É membro dos grupos de pesquisa em Sistemas e Processos Industriais (UFSJ) e Processamento Mineral e Meio Ambiente (UFMG). Tem experiência na área de Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Controle Ambiental, com ênfase em Processos para Tratamento e Reúso de Águas Residuárias, atuando principalmente nos temas: adsorção, carvão de ossos bovinos, DQO residual, meio ambiente, reatores biológicos e produtos microbianos solúveis.(fonte: http://lattes.cnpq.br/5535550577620010 )

REIMAR DE OLIVEIRA LOURENÇO - SALA 215.3 reimar@ufsj.edu.br

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor adjunto e chefe do Departamento de Engenharia Química,da Universidade Federal de São João del Rei. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. (fonte: http://lattes.cnpq.br/1378493726162797 )

RENATA CAROLINA ZANETTI LOFRANO - SALA 204.2 renataczlofrano@ufsj.edu.br

Professora Associada I do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Alto Paraopeba (DEQUI/UFSJ/CAP) desde 2009 e membro do corpo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (PPGTDS) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). Bacharel em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1996), mestrado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1998), doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2002) e pós-doutorado na área de nanotecnologia Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2004). Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre 2005 e 2007 e como professora e pesquisadora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) entre 2006 e 2009. Desenvolve pesquisas em síntese de biopolímeros, biofilmes e hidrogéis superabsorventes voltados à aplicações biomédicas. E estudos de tratamento e/ou reaproveitamento de resíduos orgânicos, tais como ftalatos e derivados e azocorantes empregando-se bioadsorventes preparados à partir de biomassa residual. (fonte: http://lattes.cnpq.br/5561482457720983 )


Última atualização: 03/08/2021