Docentes

Adelaine Ellis Carbonar dos Santos

e-mail: adelaine.carbonar@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138456667066620

Doutora em Geografia (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2020), Mestra em Gestão do Território (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2015), Especialista em Ensino de Biologia (Universidade de Londrina/UEL - 2019), Licenciada em Ciências Biológicas (UEPG), Licenciada em Geografia (UNINTER). Pesquisadora do Grupo de Estudos Territoriais (GETE/UEPG), desenvolve pesquisas relacionadas aos Espaço Geográfico, Educação, Sexualidades, Gênero, LGBTfobia, Políticas Públicas e Produção Científica.

 

André Batista de Negreiros

e-mail: andrebnegreiros@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2187395401914295

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em 2004. Mestre em Ciências em Geografia (2006) e Doutor em Geografia (2011), ambos cursados no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de concentração de Planejamento e Gestão Ambiental. No doutorado, participou de atividade de pesquisa e cursos de extensão na University of California at Berkeley em 2010. Atualmente, trabalha como Professor Adjunto no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei em Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Hidrologia e Análise Ambiental (LABHIDRO-UFSJ), atuando nos temas de Geomorfologia, Hidrologia, Geoecologia e Planejamento Ambiental. 

 

Björn Gücker

e-mail: guecker@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2910797341415250

Possui graduação em Biologia pela Philipps Universität Marburg, Alemanha (2001) e doutorado em Ecologia pela Universität Potsdam e o Leibniz-Institut für Gewässerökologie, Berlin (2005). Atualmente é professor associado no Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), docente do curso de Geografia (bacharelado e licenciatura) da UFSJ, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSJ), e líder do grupo de pesquisa CNPq Limnologia Aplicada UFSJ. Desenvolve pesquisa e orientações na área de recursos hídricos, com enfoque nos efeitos do uso do solo sobre águas continentais e bacias hidrográficas e no manejo e funcionamento de ecossistemas aquáticos. Coordenou e participou em redes nacionais e projetos internacionais de pesquisa, em colaboração com várias universidades e centros de pesquisa nacionais (UFMG, USP, FURG, UFES, UFPel, UERJ, dentre outros) e internacionais (UFZ, IGB, Universität Duisburg-Essen, Alemanha; KSU, ASU, UNL; EUA, dentre outros). É um dos editores-chefe da revista International Review of Hydrobiology (Wiley), revisor de 48 revistas científicas nacionais e internacionais e vários órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPERN).

 

Carla Juscélia de Oliveira Souza

e-mail: carlaju@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7782648432777280

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009), mestre em Geografia (1995 -UFMG) e graduada em Geografia - Licenciatura (1990 - UFMG) e Bacharelado (1988 - UFMG) . Professora adjunta do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSJ; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER); Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Educação para o risco: conhecimento e contribuição de professores de geografia para o tema risco ambiental em escolas públicas de Minas Gerais"(CNPq); Coordenadora do Laboratório de Ensino de Geografia (UFSJ) e Coordenadora de área no PIBID. Atua na formação de professor, tem experiência na área da Geografia Física e Ensino de Geografia, ministra conteúdos referentes à Prática de Ensino; Estágio Supervisionado; Didática, Cartografia Escolar e Ensino de Geomorfologia. Trabalhou como professora do ensino fundamental II na Rede Municipal de Belo Horizonte; foi autora de livros e material didático para o ensino Fundamental e Médio. Atuou como consultora na área de Educação junto à Secretária Estadual de Educação de MG (1996-1999) e na área ambiental (Nicho Engenheiros Consultores). Trabalhou em equipe multidisciplinar, para Estudos de Impactos Ambientais e para elaboração de relatório de impacto meio ambiente (EIA/Rima).

 

Gabriel Pereira

e-mail: pereira@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1682210041460939

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2008), doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2012), doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2013) e pós-doutorado no Goddard Space Flight Center da National Aeronautics and Space Administration (GSFC/NASA, 2017). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no departamento de Geociências (DEGEO), coordenador da Pós-Graduação em Geografia (PPGeog/UFSJ) e ministra disciplinas de climatologia, sensoriamento remoto e geoprocessamento. Atua como pesquisador associado no Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces (GMAI) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e participa como professor efetivo dos programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ (PPGeog/UFSJ) e em Geografia Física da USP (PPGF/USP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem climática, estimativa de emissões de gases do efeito estufa, energia radiativa do fogo, geoprocessamento e análise ambiental.

 

Iola Gonçalves Boechat

e-mail: iboechat@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8556879308090590

Possui graduação em Ciências Biológicas com Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Limnologia pela Humboldt Universität zu Berlin e Leibniz-Institut für Gewässerökologie und Binnenfischerei, Alemanha (2005). Atualmente é professora Associada do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Avançados em Águas (NACQUA) - rede interinstitucional e internacional de pesquisas envolvendo diversas temáticas na área de recursos hídricos. É docente do curso de Geografia (bacharelado e licenciatura) da UFSJ, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSJ), membro da Tropical Water Research Alliance (TWRA) e líder do grupo de pesquisa CNPq "Limnologia Aplicada UFSJ". Desenvolve projetos na área de Recursos Hídricos, com ênfase (i) no papel de ácidos graxos em estudos ecofisiológicos e ambientais em sistemas de água doce naturais e impactados, (ii) nos impactos do uso do solo (urbanização, agricultura, produção animal) sobre a estrutura e o funcionamento de recursos hídricos e (iii) nas interações tróficas envolvendo organismos aquáticos. Coordenou e participou em redes nacionais e projetos internacionais de pesquisa, em colaboração com várias universidades e centros de pesquisa nacionais (UFMG, USP, FURG, UFES, UFPel, UERJ, dentre outros) e internacionais (UFZ, IGB, Alemanha; IRES, França, dentre outros). Atua como revisora de 23 revistas científicas nacionais e internacionais e vários órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG).

 

Ivair Gomes

e-mail: ivair@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1481561191058235

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), graduação em Administração de empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor do Depto de Geociências e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Ministra aulas nos seguintes cursos: graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura), graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária/econômica, Geografia da Religião e Geografia da Saúde. Coordenou o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Federal de São João del-Rei de 2017 a 2020. 

 

Leonardo Cristian Rocha

e-mail: rochageo@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2402953272245335

Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Leciona na graduação e pós-graduação de Geografia (UFSJ). Licenciatura e bacharelado em Geografia pela PUC-MG (2000), mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG (2004), doutorado em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG (2011). Possuo experiência em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução do relevo, dinâmica fluvial, pedologia, geoquímica de superfície, geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geopatrimônio.

 

Márcio Roberto Toledo

e-mail: mtoledo@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786392343402260

Professor e pesquisador nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (MG). Investigador colaborador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Porto (Portugal). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Pesquisas com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: uso do território, circuito espacial produtivo, transformações urbanas e uso agrícola do território. (Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2528-6386).

 

Múcio do Amaral Figueiredo

e-mail: muciofigueiredo@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0597833107373347

Geógrafo pela UFMG, Mestre em Geografia e Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da UFMG e Doutor em Ciências Naturais - Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela Escola de Minas da UFOP, investigando as relações entre geomorfologia e solos, abordando processos físicos, químicos e mineralógicos envolvendo processos pedogenéticos em áreas afetadas por erosão severa. É professor na Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, no Departamento de Geociências (DEGEO) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog), e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Avançados em Água - NACQUA/UFSJ. Pesquisa em outras temáticas ambientais, como as relações incêndios florestais - processos erosivos em encostas e sua influência nos recursos hídricos, além da análise ambiental em áreas protegidas (Ecologia Recreativa) ligada ao turismo de natureza e ao diagnóstico da geodiversidade (meio abiótico) voltados para sua valorização como serviços ambientais e geoconservação. Possui ainda experiência profissional consultiva em planejamento e gestão de saneamento básico, resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas.

 

Rafael Roxo dos Santos

e-mail: rafaelroxo@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7917678558609848

Atualmente, sou pós-doutorando em Geografia pela pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (bolsista FAPESP). Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP (2019). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Sou licenciado (2005) e bacharel (2007) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Desde 2004, atuo como professor da rede particular e da rede pública de ensino. Pesquiso temas ligados à geografia urbana, regional, reestruturação produtiva e socioespacial, geopolítica e epistemologia da Geografia.

 

Silvia Elena Ventorini

e-mail: sventorini@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4296111644563820

Graduada em Licenciatura em Geografia (2004). Mestre em Geografia (2007) e Doutorado em Geografia (2012) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas -UNESP- Campus de Rio Claro. Professora Associada I do Departamento de Geociências da UFSJ. Atua nas áreas da Cartografia Tátil, Cartografia Escolar e Cartografia Digital. Na área de Geotecnologias atua na investigação e produção de base digital de dados cartográficos como suporte ao apoio, ao planejamento e a gerenciamento do espaço urbano e de impactos socioambiental. É pesquisadora dos Grupos: Geografia e Cartografia Escolar; Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART) e Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (todos credenciados no CNPq). Além disso, é Professora Orientadora da ProGeo -Empresa Júnior do curso de Bacharel em Geografia da UFSJ.

 

Tatiane Marina Pinto de Godoy

e-mail: tatianemgodoy@ufsj.edu.br

Lattes: lattes.cnpq.br/0886321176478526

Mestre e doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP Rio Claro. Realizou estágio doutoral junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2008). Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2011-2013) e pelo Institut des Hautes Etudes de L'Amérique Latine ? Université Sorbonne Nouvelle/França (2016). É coordenadora do Observatório Urbano de São João del Rei. É docente do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Realiza pesquisas sobre a relação entre a Economia Solidária e a produção social do espaço urbano, bem como dedica-se a pesquisa sobre a relação entre a precarização do trabalho e a urbanização. Esteve em licença maternidade entre os meses de setembro de 2017 e fevereiro de 2018. https://orcid.org/0000-0002-1427-9749.

 

Vicente de Paula Leão

e-mail: leao@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5953337987554577

Possui graduação (licenciatura) em Geografia pelo UNINCOR (1993), Especialização em Educação pela União das Faculdades Clarentianas (1997). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atuou por vários anos como professor da Escola Básica. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de São João del-Rei (Graduação e Mestrado) foi membro do PCRH da FAPEMIG. Participou, como avaliador, dos PNLDs de 2016, 2017, 2018 e 2019. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar, Diretrizes Curriculares, Ensino de Geografia e Formação de Professores, Ensino de Geografia, Mídia e TICs, Linguagens e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia. Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre as temáticas supracitadas. Foi coordenador do PIBID, Coordenador de Curso de Geografia, e, atualmente é orientador de Estágio do curso de Licenciatura em Geografia e Coordenador do LIFE 2 - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da UFSJ e Pró-reitor Adjunto de Ensino e Graduação da UFSJ.

 

Tecnico Administrativo 

Alexandre Silva do Nascimento

alexandre.silva@ufsj.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4292136987860638

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) em 2008. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) em 2013. Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) em 2015. Autor do livro "O Trabalho das Câmaras e a disputa fronteiriça pelos vereadores das vilas Del-Rei" em 2020. Lecionou na Rede Estadual de Ensino durante os anos de 2005 a 2014. Trabalhou como Técnico em Administração na Universidade Federal de Lavras no período de 2014 a 2016. É servidor técnico administrativo da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) desde 2016.


Última atualização: 02/09/2022