Apresentação
Campus Santo Antônio
 
 
 
 
O Campus Santo Antônio, onde está instalada a Reitoria, é a mais antiga edificação da UFSJ, fazendo parte do conjunto arquitetônico tombado na cidade histórica de São João del-Rei.
 
O primeiro prédio desta edificação foi o Pavilhão Sul, inaugurado em 1917, pelos religiosos franciscanos que ali fundaram, em 1909, o Ginásio Santo Antônio, tradicional colégio que formou gerações de estudantes até 1972. Com o fim do educandário, no “Santo Antônio” funcionou até 1987 a Fundação Municipal de São João del-Rei,  instituição universitária que deu origem à UFSJ.
 
Ao longo do tempo, reformas e instalações foram realizadas para condicionar o espaço físico ao funcionamento de uma universidade pública. Entre as construções, destacam-se a Biblioteca, que abriga um moderno anfiteatro e os novos prédios dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica.
 
Neste campus, além da Reitoria, estão instaladas as Pró-Reitorias de Administração (Proad) , de Ensino de Graduação (Proen), de Planejamento (Pplan), de Assuntos Estudantis (Proae), além da de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp). Os cursos de Engenharia Elérrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Matemática funcionam neste campus.
 
 
Endereço do Campus Santo Antônio
Praça Frei Orlando, 170, Centro – São João del-Rei (MG) - CEP 36.307-352

Última atualização: 24/08/2022