CONHEÇA A COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

 

  

A Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE) é o setor da Universidade Federal de São João del-Rei responsável pela seleção dos candidatos aos cursos de graduação. A COPEVE  trabalha durante todo o ano na organização, execução e apuração dos diversos processos seletivos que permitem o ingresso de novos estudantes à UFSJ.

Atualmente, UFSJ utiliza como principal método de seleção a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, cabem aos candidatos se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para concorrerem a uma vaga na UFSJ. Esses resultados são obtidos pela COPEVE através de dados fornecidos pelo INEP/MEC, que considera a maior pontuação obtida entre as provas de conhecimentos do ENEM.

A COPEVE é encarregada por comunicar ao SISU a quantidade de cursos e vagas disponíveis na UFSJ, em cada período de seleção. Além disso, também cabe à COPEVE coordenar a aplicação da prova do ENEM nos campi da UFSJ, além da divulgação dos aprovados e organização das listas de espera e suas respectivas chamadas.

Também é função da Comissão Permanente do Vestibular planejar, executar e apurar os outros processos seletivos que também permitem a entrada de novos graduandos, como a realização da aplicação de provas que exigem habilidades específicas e promover a seleções internas para os alunos que desejam mudar de cursos.

Outrora, antes da UFSJ aderir exclusivamente ao SISU, a COPEVE era o setor responsável por promover o vestibular tradicional, que selecionava os futuros graduandos.  A COPEVE sempre garantiu a seleção baseada na igualdade de tratamento e de critérios de avaliação, de modo a classificar os candidatos de acordo com a habilidade necessário para cada curso. 


Última atualização: 19/05/2022