A orientação acadêmica visa estreitar as relações entre o estudante e o curso de Física intermediada por um professor orientador, de modo a propicionar ao estudante uma orientação adequada durante sua formação profissional. Dúvidas diversas como unidades curriculares a se matricular, escolhas de atividades complementares científico-social-culturais, participação em projetos de iniciação científica e de extensão, direitos e deveres poderão ser recorridas à Coordenadoria e aos professores do Curso, mas especialmente de forma mais direta e próxima junto ao professor orientador acadêmico.

Com a aprovação em 2015 do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Física da UFSJ – graus acadêmicos Bacharelado e Licenciatura – currículo 2015 - (PPC-2015), a figura de Orientador Acadêmico foi criada. Segundo esse documento, as seguintes funções foram atribuídas ao orientador:

  • Apreciar e aprovar as Atividades Complementares do estudante (p. 8);
  • Acompanhar a trajetória do estudante ao longo do curso (p. 14);
  • Acompanhar o estudante na projeção de sua inscrição periódica (p. 14).

Dessa forma, visando dar concretude à Orientação Acadêmica, apresentamos abaixo a Regulamentação da Orientação Acadêmica dos Cursos de Física da UFSJ e o formulário de acompanhento dessa orientação.

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 16/04/2015