Normas, regras e informações importantes na vida acadêmica

           

 

  • ATENÇÃO: NOVAS REGRAS PARA PEDIDOS DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO. 
A Resolução UFSJ/CONEP nº 027/2019, aprovada no último dia 16 de dezembro pelo CONEP, dispõe sobre a prorrogação do prazo máximo de integralização nos cursos de graduação da UFSJ e define as condições para a prorrogação e os prazos a serem cumpridos, além de se estabelecer a obrigatoriedade de aprovação de um Plano de Estudos para o discente em prorrogação de prazo, o que garante o acompanhamento pelo Colegiado do Curso.
 
Além disso, ela também contribui para assegurar, formalmente, o exercício do direito à ampla defesa e ao contraditório antes da desvinculação por extrapolação do prazo de integralização, tema não regulamentado na UFSJ até então.
 
Para baixar o arquivo do Plano de Estudos a ser apresentado em Word, clique aqui.
 
 
 
  • RESOLUÇÃO CONEP Nº 12/2018 passou a ter efeito no segundo semestre de 2018 e, a partir de então, são estas as normas vigentes e válidas para procedimentos acadêmicos no âmbito dos Cursos de Graduação da UFSJ.

São normas sobre Planos de Ensino, avaliações, notas, revisão de avaliações e de notas, segunda chamada de prova, regime (tratamento) especial de estudos, entre outras.

 

  • Sobre Segunda Chamada de provas - Veja o Art. 18 da Resolução nº 12 acima: prazo e justificativas válidas.

Para solicitar segunda chamada o aluno deve fazer requerimento eletrônico via Contac (dentro do "Minha UFSJ"), utilizando a opção "Outros"; e levar o atestado médico ou o documento comprobatório necessário, original e cópia, na COELE. Pedimos que sejam especificados no requerimento: disciplina, professor e data da prova/atividade que perdeu.

ATENÇÃO ao prazo estabelecido para fazer o requerimento: até 5 dias úteis após a data da atividade perdida.

Qualquer solicitação de segunda chamada cujo motivo não esteja dentro da norma da Resolução acima, deverá ser resolvido em acordo direto com o professor da disciplina, pois o Colegiado de curso não pode exigir que o professor aplique a prova fora da norma, no máximo poderá sugerir.

 

  • Sobre Revisão de provas ou trabalhos escritos - prazos e normas: Art. 17 da Resolução nº 12 acima.

 

  • Sobre frequência, abono de faltas ou Regime Especial: veja aqui. Não é permitido o abono de faltas a não ser nos dois casos específicos citados, também na Resolução nº 12 acima.

 

  • Qualquer solicitação à Coordenadoria do Curso ou qualquer assunto que precise passar pela avaliação do Colegiado de Curso deve ser encaminhado via Requerimento Eletrônico no Contac do aluno (via Minha UFSJ).

 


  • Em geral, sobre a vida acadêmica, o aluno deve procurar as informações na DICON (Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico), que é o órgão responsável por organizar, supervisionar e executar os processos de admissão registro e controle acadêmico. Site: http://www.ufsj.edu.br/dicon/

No site da Dicon veja o menu "Orientações Acadêmicas" ou clique aqui. Orientações e normas em geral estão disponibilizadas nessa página.

 


  • Os Laboratórios de Ensino e Pesquisa utilizados no curso de Engenharia Elétrica são de responsabilidade do Departamento de Engenharia Elétrica - DEPEL, e não da Coordenação. 

ATENÇÃO: SOBRE AGENDAMENTO E CONSULTA DE HORÁRIOS DOS LABORATÓRIOS DO DEPEL

O DEPEL (Departamento de Eng. Elétrica) informa que está disponível neste link a agenda dos Laboratórios de Ensino e formulário online para agendamento.

A agenda de cada laboratório está disponível abaixo de cada nome. O formulário de solicitação está acima na página.

 

  • Sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Mestrado) da UFSJ, todas as informações devem ser obtidas diretamente no PPGEL. Site: http://www.ppgel.ufsj.edu.br/

 


  • Telefones úteis (números novos a partir de 29/01/18):

DEPEL (Departamento de Engenharia Elétrica): 3379-5863

DICON - Setor de Atendimento: 3379-5459

PPGEL: 3379-5921

PROEN (Pró-reitoria de Ensino): 3379-5450

Lista dos telefones da UFSJ com as alterações: clique aqui

 


  • Entenda o que são algumas siglas na UFSJ:

- COELE: Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica

- TFC: Trabalho Final de Curso

- DEPEL: Departamento de Engenharia Elétrica

- PPGEL: Programa de Pós-graduação de Engenharia Elétrica

- DICON: Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico

- PROEN: Pró-reitoria de Ensino de Graduação

- SEACA: Setor de Apoio Acadêmico

- SESTA: Setor de Estágios


Última atualização: 09/03/2023