O Curso de Graduação Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João Del Rei foi criado em 2006 e, desde então, vem exercendo significativas transformações no contexto de produção e formação musical regional e nacional. O Curso possui 14 ênfases: Canto lírico, Canto popular, Clarineta, Flauta transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trompete, Trombone, Violão, Viola, Violino, Violoncelo e Educação Musical. O Departamento de Música conta com um Corpo Docente composto por vinte e dois professores, três técnicos-administrativos em sua maioria, com titulação de doutorado.

Perpassando por várias áreas do conhecimento, o curso busca a formação integrada do músico-educador, isto é, como Educador Musical e também como Performer instrumentista ou cantor. Essa concepção do profissional da música abrange o domínio de métodos, técnicas e conteúdos relativos ao processo de ensino e aprendizagem da música, como também o domínio dos conhecimentos acerca da linguagem musical e de expressão através do corpo, voz e instrumento. O desenvolvimento do aluno ainda deve ser nutrido de experiências amplas não só em termos musicais, mas também como ser humano, cidadão e sujeito participante da vida sociocultural na qual se insere.

O Curso possui Coro, Orquestra Sinfônica, Big Band, Grupo de Saxofones, Coral de Trombones, Grupo de Música Popular e um conjunto sólido de Projetos de Extensão que funcionam como laboratórios de práticas para os alunos e como pontes entre a produção do Curso e a comunidade. Além disso, o Departamento de Música possui uma infra-estrutura física projetada especialmente para os estudos musicais e dispõe de laboratórios de ensino e pesquisa. 

Outra importante abordagem curricular prevista no Projeto Pedagógico do curso é o aprimoramento do pensamento dialético e da escrita científica. Na reflexão de sua aprendizagem e prática profissional, o estudante do curso é incentivado a desenvolver pesquisa, fazer publicações e participar de encontros e congressos. Dessa maneira, o curso foi desenvolvido no intuito de proporcionar ao egresso a preparação necessária para o seu sucesso ao ingressar no mercado de trabalho, como musicista, professor e pesquisador. Essa marca está presente na diversidade de atuação dos nossos ex-alunos que estão presentes em universidades, conservatórios, escolas de ensino básico, orquestras e grupos de música popular espalhados pelo território nacional. 

 

 

 

RESUMO DO CURSO

Curso: Graduação em Música

Modalidade: Licenciatura

Horário: Integral

Processo Seletivo: Anual

Vagas: 40

Carga Horária Total: 3273 horas aula

 

PRAZO DE INTEGRALIZAÇÃO

Mínimo: 6 semestres (3 anos)

Médio: 8 semestres (4 anos)

Máximo: 12 semestres (6 anos)

 

CARGA HORÁRIA 

Carga horária mínima por semestre: 297 horas/semestre

Carga horária máxima por semestre: 447 horas/semestre

 

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

Universidade Federal de São João del-Rei

Campus Tancredo Neves - CTAN - Av. Visconde de Rio Preto s/n° (BR 494 Km 2)

Colônia do Bengo, São João del-Rei - MG

CEP: 36301-160

Prédio do Departamento de Música , sala 1.01-M

Contato: (32) 3379-4962 - cmusi@ufsj.edu.br


Última atualização: 19/03/2023