Apresentação
Campus Dom Dosco
 
 
 
 
Situado no Bairro das Fábricas, o Campus Dom Bosco teve seu início em 1940, com a fundação do Colégio São João, dirigido pelos religiosos salesianos que se instalaram na cidade. O prédio foi erguido com auxílio da comunidade e inicialmente funcionou como internato de jovens seminaristas. A partir de 1948, instalou-se neste local o Instituto de Filosofia e Pedagogia.
 
Depois de 30 anos de existência, unicamente, como internato para seminaristas, abriu suas salas de aulas para alunos externos e finalmente, encerrado o internato, passou a funcionar apenas como externato, o que durou até o ano de 1986.
 
Em 1953, a Inspetoria Salesiana Dom Bosco criou, anexa ao Colégio São João, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com o objetivo de habilitar profissionalmente, de acordo com as exigências oficiais, os religiosos da Congregação mantenedora. Posteriormente, a Faculdade se abriu para o público externo e foram criados os cursos de Pedagogia e Psicologia. Em 1987, o Campus foi adquirido pelo Ministério da Educação.
 
A partir de então, várias obras de reformas e adaptações foram realizadas no prédio principal e outros prédios foram construídos para atender as necessidades institucionais. Entre elas destacam-se a Biblioteca, dotada de anfiteatro e sala climatizada para guarda de obras raras, e os prédios dos Departamentos de Ciências Naturais (Dcnat), de Medicina (Demed) e de Biosistemas (Depeb).
 
Neste Campus está instalada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), bem como os cursos de graduação em Letras, Psicologia, Física, Química, Filosofia, Pedagogia, História, Ciências Biológicas, Medicina e Biotecnologia.
 
 
Endereço do Campus Dom Bosco
Praça Dom Helvécio, 74 – Bairro Dom Bosco – São João del-Rei

Última atualização: 09/09/2022