(clique para expandir o menu)

 

               

 

 


 

 

 

SEGURO DE VIDA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Clique nos links abaixo para acessar todas as informações sobre o seguro de vida:


 

 

 

Serviço Social - Apoio à permanência do aluno, por meio da operacionalização de um conjunto de ações, projetos e programas que garantam a atenção as suas necessidades básicas e o desenvolvimento das atividades acadêmicas, além de informações e orientações sobre direitos, recursos, serviços e benefícios sociais. Os atendimentos são realizados em regime de plantão ou podem ser agendados pelo e-mail da profissional.

• Cristina Pereira: Assistente Social - cristina.ufsj@gmail.com - Telefone: (37) 3690-4501
 Bloco A, 1º andar - Sala 103


 

 

 

Serviço de Psicologia - O serviço de psicologia atua na promoção e prevenção de saúde junto à comunidade acadêmica; nas reflexões sobre estratégias e políticas de saúde mental; no acolhimento e orientação psicológica aos alunos  de forma individual e em grupo; no suporte aos docentes; em parcerias com os discentes, especialmente através de suas representações. 

Os atendimentos individuais são focais  e visam acolher, propiciar a escuta das experiências vividas pelo sujeito no momento, orientar e encaminhar, quando pertinente.

  

Solicitação de agendamento

 

 


 

 

 

Assuntos Pedagógicos - Atendimento pedagógico, orientação às atividades discentes relacionadas à sala de aula, orientação para a inscrição periódica, estratégias de ensino-aprendizagem e acompanhamento dos rendimentos dos alunos. O atendimento é realizado por meio de agendamento pelo e-mail da profissional.

• Valéria de Oliveira Santos - valsantos.dicon@ufsj.edu.br - Tel. (37) 3690-4502
Bloco A, 1º andar - Sala 103


 

 

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

 

Reserva da Sala 208 do bloco A: Clique aqui

 

 

 

Ações desenvolvidas:

•  Atendimentos sociais, pedagógicos e psicológicos aos alunos;
•  Apoio e orientação familiar;
•  Avaliação e triagem das demandas apresentadas;
•  Encaminhamento dos casos necessários para atendimento em serviços públicos e privados, segundo as necessidades específicas;
•  Participação nos eventos de acolhimento aos alunos ingressantes;
•  Avaliação socioeconômica para as ações afirmativas do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU);
•  Avaliação socioeconômica para acesso ao Programa Bolsa-Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC);
•  Coordenação e execução dos programas de assistência estudantil da UFSJ no CCO.

Ações Afirmativas - SISU: As universidades federais reservam vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei n° 12.711/2012 (Lei das Cotas). Cabe ao Serviço Social, no momento que antecede a matrícula, a avaliação socioeconômica dos candidatos mediante à Política de Ações Afirmativas.

Programa Bolsa Permanência - MEC: Ação do Governo Federal que concede auxílio financeiro aos estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente aos alunos, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, vinculado ao MEC. Esta bolsa tem caráter cumulativo com outras bolsas acadêmicas e pode ser solicitada diretamente ao Serviço Social, a qualquer momento. Para mais informações, acesse: permanencia.mec.gov.br

Programas de Assistência Estudantil da UFSJ: Criados com base no Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto nº7234/2010) e instituídos pela Resolução 033 de 2014 da UFSJ, são destinados aos alunos em primeira graduação, na modalidade presencial que tenham famílias em situação socioeconômica insuficiente para prover as condições necessárias a sua permanência na universidade até a conclusão do curso.

Auxílios:

1) Promoção Socio Acadêmica: Trata-se de um suporte financeiro depositado mensalmente em conta corrente pessoal do aluno, valor que é definido anualmente pelo Conselho Diretor da Universidade.

•  Componente ALIMENTAÇÃO: percentual de 24% do valor do auxílio;
•  Componente MORADIA: percentual de 25% do valor do auxílio;
•  Componente TRANSPORTE: percentual de 10% do valor do auxílio;
•  Componente PERMANÊNCIA: percentual de 41% do valor do auxílio.

2) Creche: Pagamento de valor mensal por criança com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses, filho (a) de discente classificado em qualquer perfil do processo de avaliação socioeconômica, a fim de auxiliar na contratação de serviços de creche ou cuidadores. Nos períodos de férias e recessos acadêmicos o auxílio não é pago.

3) Atividades Pedagógicas: Apoio financeiro para atividades de campo previstas no programa do curso, que necessitem de pernoite em outra cidade e também para participação em eventos científicos e/ou culturais. Esse auxílio pode ser cumulativo, e os prazos para solicitação são de 20 dias de antecedência para atividades de campo e 30 dias para eventos científicos e /ou culturais.

4) Saúde: Oferta de atendimentos médicos, laboratoriais e odontológicos em rede de serviços credenciados, para discentes classificados em qualquer perfil de I a XII.

 

Dúvidas frequentes:

Como participar? A única forma de participar dos Programas de Assistência Estudantil da UFSJ é por meio da aprovação e classificação no Processo de Avaliação Socioeconômica, que estabelece 12 perfis a partir do índice de vulnerabilidade.

Como me inscrevo no Processo de Avaliação Socioeconômica? Acesse a página da PROAE e siga os passos: 1) acesse o edital; 2) faça sua inscrição on-line; 3) providencie a documentação exigida; 4) entregue no local indicado, respeitando os prazos estabelecidos. O resultado final é publicado na mesma página.

Quando posso me inscrever? A avaliação socioeconômica é realizada nos períodos estabelecidos em editais de promoção. Já os auxílios creche, de atividades pedagógicas e de saúde não dependem da publicação de edital. A solicitação da avaliação socioeconômica para estes auxílios pode ser feita a qualquer momento no Serviço de Assistência Social.

Moro com minha família em Divinópolis. Tenho direito ao Auxílio? Sim, exceto o Componente Moradia. Caso eu more próximo ao CCO tenho direito ao Auxílio? Sim, mas se você morar a menos de 3 km do Campus, não poderá receber o Componente Transporte.

Todos os alunos podem receber o Componente Alimentação? Não. Alunos que residem com a família em Divinópolis e com perfil socioeconômico classificado no nível IV ou superior não têm direito.

Recebo uma bolsa acadêmica (como PET, Iniciação Científica, Monitoria e outras). Posso pedir o Auxílio? Pode! Você somente não poderá receber o Componente Permanência. Nas férias a bolsa é paga? Fique tranquilo (a). O auxílio também é pago nas férias e recessos escolares.

Para o acesso aos atendimentos de Serviço Social, de Assuntos Pedagógicos e de Psicologia é necessário passar pela Avaliação Socioeconômica?Não! Os atendimentos do Setor são disponibilizados a todos os alunos do CCO. Somente para recebimento de auxílios é necessária avaliação socioeconômica.

Tenho um (a) filho (a), mas a criança não mora comigo ou não está sob meus cuidados diretamente. Tenho direito ao auxílio-creche? Sim. Caso um dos pais seja aluno da UFSJ, poderá solicitar o auxílio ao Serviço Social. Caso ambos os pais sejam alunos em vulnerabilidade socioeconômica, haverá apenas um (1) auxílio por criança.

Quero participar de um congresso fora da cidade. Posso solicitar o Auxílio a Atividades Pedagógicas? Depende. O auxílio será concedido ao estudante em vulnerabilidade socioeconômica que comprovar a participação como apresentador de pôster ou da peça artística, ou comunicação oral no evento.

 


 

 

 

 

AUXÍLIO CAMPO DE PRÁTICA

Tem por finalidade auxiliar, financeiramente, o estudante regularmente matriculado no Curso de Graduação da área da Saúde da UFSJ, que esteja realizando atividades práticas, em localidades diferentes do Município do seu curso.

 

Bolsa de Ensino e Aprendizagem em Área Hospitalar e Rede do SUS - maiores informações clique aqui 

Regulamentada pela Resolução CONDI 010/2023

 

Ressarcimento de passagem - PIESC

Regulamentada pela Resolução Ad Referendum CONDI 012/2023
 
 
 

 

 

 

 

OUTROS SERVIÇOS OFERECIDOS

Restaurante Universitário do CCOFornecimento diário de almoço aos estudantes da UFSJ com custo reduzido. Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada têm as refeições subsidiadas integralmente.

 

 

Elogios, sugestões e/ou críticas : 


Última atualização: 14/09/2023