Você está em Área do Estudante > Inscrição Periódica


 
CALENDÁRIO ACADÊMICO (clique aqui)
 
 

 
Check-list
 

FUNDAMENTAÇÃO

-Disciplinas de 1º período: para aqueles que reprovaram em alguma disciplina de 1º período, devem encaminhar a solicitar de inscrição até a matrícula extraordinária (3ª etapa);

-Disciplinas de 2º período: fazer inscrição no SIGAA, conforme grade horária disponível em: https://ufsj.edu.br/arquitetura/grade_horaria.php

 

INTERMEDIÁRIO

- Estúdios: requisitos para inscrição: ter sido aprovado em Oficina II e 80% das unidades curriculares de Fundamentação. Recomendação de 2 estúdios por discente - 1 no 1º bimestre e 1 no 2º bimestre

-Trabalhos Integrados Intermediários - regular: recomendação de 2 TIN por discente - 1 no 1º bimestre e 1 no 2º bimestre, vinculado à turma do professor (a) responsável pelo estúdio. Ex: EIN: Leituras e Releituras/TIN: Leitura e Releituras

-Trabalho Integrado Intermediário Especial: inscrição é feita pelo próprio aluno pelo sistema SIGAA. O TI especial deve ser cursado por discentes que reprovaram em algum TI regular. O discente faz a inscrição no sistema e encaminha aceite do professor que fará a correção do TI para o e-mail da COARQ. As turmas estarão no nome da Coordenação (Profa. Luzia dos Santos Abreu). Turma: ARQ0039 - TIN: ESPECIAL III (54h) ou AU33724157 - TIN: ESPECIAL (108h - caso for de algum TI do ERE).

-Módulos: observar a Grade Curricular do curso para verificar a quantidade de módulos recomendado para seu período. Ex: 3º período: recomendados 4 módulos - 2 módulos no 1º bimestre e 2 módulos no 2º bimestre. Grade Curricular disponível em: https://ufsj.edu.br/arquitetura/projeto_pedagogico.php

-Avaliação Intermediária de Curso (AIC): discente realiza a inscrição pelo sistema.

Requisitos para inscrição: ter sido aprovado em 6 EIN/TIN e possuir 288h de módulos/optativas.

Requisitos para aprovação: ter sido aprovado em 8 EIN/TIN e ter cursado com aprovação 460h de módulos e optativas. São válidas como optativas: optativas do curso; módulos, estúdios e trabalhos integrados excedentes; e disciplinas em outros cursos. 

-Estágio I e II: solicitar inscrição por e-mail e preencher o Termo de Compromisso, disponível em: https://ufsj.edu.br/arquitetura/estagio_curricular.php. É necessário ter integralizado 288h de estúdios

AVANÇADO

- Estúdio Avançado (EAV): requisito para inscrição: ter sido aprovado em AIC. Recomendação: 1 EAV de 144h por semestre

- Trabalho Integrado Avançado (TIA): requisito para inscrição: ter sido aprovado em AIC. 1 TIA de 72h por semestre, vinculado à turma do professor (a) responsável pelo estúdio. Ex: EAV: Planejamento e Desenho Urbano/TIA: Planejamento e Desenho Urbano

-Trabalho Integrado Avançado Especial: inscrição é feita pelo próprio aluno pelo sistema SIGAA. O TI especial deve ser cursado por discentes que reprovaram em algum TI regular. O discente faz a inscrição no sistema e encaminha aceite do professor que fará a correção do TI para o e-mail da COARQ. As turmas estarão no nome da Coordenação (Profa. Luzia dos Santos Abreu). Turma: ARQ0040 - TIA: ESPECIAL III .

- Seminário do Trabalho Final de Graduação (STFG): fazer inscrição normalmente pelo sistema. Encaminhar para Coordenação relatório de Atividades Complementares até o fim do semestre, disponível em: https://ufsj.edu.br/arquitetura/atividades_complementares.php 

-Trabalho Final de Graduação (TFG):

Requisitos: 

  • Ter cursado todas as disciplinas de Fundamentação
  • Ter cursado 8 EIN/TIN

  • Ter cursado 2 EAV/TIA

  • Atividades Complementares (102h)

  • Estágio I e II

  • 14 módulos: pelo menos 2 de cada ênfase (PRP, THP, SIP, TES, TEC)

  • 252h de optativas 

  • STFG

  • O discente pode cursar até 72h junto à TFG


 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA 

-A Coordenação não tem acesso a funcionalidade de trancamento de disciplina, sendo responsabilidade do aluno proceder a solicitação no sistema, em data estipulada no calendário acadêmico. Nessa função a disciplina ainda aparecerá no histórico, mas como “trancada”, essa funcionalidade não prejudicará o IEA (Índice de Eficiência Acadêmica).

 

 

Muita atenção nas inscrições, pois o SIGAA não permite qualquer alteração após as datas estipuladas no Calendário Acadêmico, nem mesmo as Coordenações conseguem alterar após o fechamento do sistema!!


Última atualização: 23/01/2024