Prezados pesquisadores das áreas de Letras e Educação:

A Vertentes, uma revista científica de periodicidade semestral, que iniciou suas atividades em 1993, no momento publica exclusivamente artigos inéditos das áreas de Letras e Educação, bem como resenhas e ensaios inéditos. Pela progressiva visibilidade, este periódico tem sido positivamente recebido pela comunidade acadêmica, como comprova o número considerável de colaborações que recebeu em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, depois de chamadas individuais a pesquisadores dessas áreas: 150 colaborações dentro de Ciências Humanas, com absoluta prioridade da produção em Educação; e 228 colaborações da área de Letras, incluindo algumas em Linguística. Graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG -, em quatro anos consecutivos, foram editados os seguintes números, de 2007 até o presente momento: 1) edição 29, contendo 21 artigos da área educacional; 2) edição 30, integrando 25 artigos de Letras e Linguística; 3) edição 31, contendo 16 artigos de Ciências Humanas e uma resenha; 4) edição 32, contendo 26 artigos de Letras e Linguística e duas resenhas; 5) edição 33, contendo 15 artigos de Ciências Humanas (sendo 12 na área educacional) e um poema em prosa; 6) edição 34, contemplando 17 artigos de Letras e Linguística; 7) edição 35, divulgando16 artigos centrados na área educacional e uma resenha; e 8) edição 36, com 16 artigos de Letras e Linguística. No presente momento, a edição renumerada como ano 19, número 1 (correspondente ao 19º ano de existência da revista), relativa ao período de janeiro a junho de 2011, com 16 artigos (oito na área de Letras e oito na área educacional), está em fase final de impressão e deve ficar finalizada em alguns dias, enquanto a edição relativa ao período de julho a dezembro de 2011, em fase final de estruturação, divulgará 14 artigos privilegiando também as duas áreas Letras e Educação.

Devido, ainda, a essa visibilidade, já está indexada em uma base brasileira, a ABEC, e outra internacional, a LATINDEX. Está aguardando o resultado da análise de duas outras bases internacionais: a CLASE e a MLA.

Para o ano de 2012, ano 20 da revista Vertentes, foi submetida à FAPEMIG uma nova proposta para a feitura de duas edições: uma primeira, volume 20, número 1, correspondente ao período de janeiro a junho de 2012, e uma segunda, volume 20, número 2, relativa ao período de julho a dezembro de 2012, ambas também centralizando a produção acadêmica nessas duas grandes áreas. Em face do exposto, convidamos os colegas pesquisadores das áreas de Letras e Educação que submetam sua produção para que possamos executar as duas edições de 2012. Com a sua colaboração, a revista Vertentes terá a oportunidade de continuar divulgando as novas descobertas e as reflexões acadêmicas, universalizando o conhecimento e a produção científica.

Levamos ao conhecimento dos pesquisadores que seus artigos enviados em 2011 e já aprovados para uma possível publicação poderão integrar as duas edições de 2012, não sendo necessário o reenvio.

Ao ser submetido na forma de artigos científicos, artigos de revisão, ensaios, comunicações, relatos de experiência e resenhas de livros, o material é examinado por dois conselheiros que, considerando-o publicável e apropriado para a revista Vertentes, podem sugerir aos autores eventuais modificações. Quando há divergência entre os pareceres, esse material pode ser encaminhado a um terceiro conselheiro.

Contamos, portanto, com a participação dos pesquisadores das áreas de Letras e Educação, para que possamos compor as edições de 2012 da Vertentes, cuja chamada de artigos se encerrará em 30 de setembro de 2011. Artigos poderão ser enviados antes dessa data pelos e-mails revistavertentes@hotmail.com, eneidachaves@hotmail.com ou cevert@ufsj.edu.br. As instruções para publicação seguem em anexo e estão também disponibilizadas no link da revista no site da UFSJ.


Atenciosamente,

PROFA. DRA. ENEIDA MARIA CHAVES
Presidente da Comissão Editorial e Coordenadora Editorial da Revista Vertentes – UFSJ

PROF. DR. ANTÔNIO LUIZ ASSUNÇÃO
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – UFSJ