Dia 04 de novembro de 2019

 

Horário: 19 horas

Local: Teatro do Campus Dom Bosco da UFSJ

 

MESA REDONDA: “Ensino do Português como L2 para alunos surdos: compreensão da leitura e da escrita”

 

Profª. Telma Rosa de Andrade (UFSJ) - moderadora 

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB), cuja área de concentração é Teoria e Análise Linguística. Tem Certificação em Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais PROLIBRAS - UFSC/ MEC registro nº 2007.2271. Tem especialização em LIBRAS realizada pela Instituição superior Tupy- Joinville/s. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Atuou como professora substituta na área de Libras, no Departamento de Letras, Arte e Cultura, da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Atuou como instrutor de libras em CAS - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez. Atualmente professora de Libras na UFU, ministra curso de Letras e Lingüística na área língua portuguesa com domínio em LIBRAS - ILEEL.

 

Prof.ª Michelle Andrea Murta (UFMG) 

Doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente, é Professora Assistente da UFMG, além de integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), que conta com a participação de pesquisadores da UFMG e de outras Universidades. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, Metáforas, Iconicidade, Literatura Surda e Educação.

 

Prof. Rodrigo Geraldo Mendes (UFJF) 

Professor Efetivo da UFJF - Professor de Libras e Diversidade na Faculdade de Educação - Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP. Graduado em Letras, habilitação de Licenciatura em LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (bacharelado) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Pós-graduado em Gestão Ambiental e Manejo em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras. Pós-graduado em Agente Bicultural em Libras - Instrutor e Intérprete, pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão.

 

 

                                                      Dia 05 de novembro de 2019

 

Horário: 19 horas

Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ

 

Palestra: "Também temos direitos: A inclusão das pessoas com deficiência na família natural e na adotiva"

 

Prof. Rafael Silva Guilherme (UFJF) 

Doutorando (UFES) e Mestre  (PUC Minas) em Psicologia. Graduação em Serviço Social e em Comunicação Assistiva Libras/BRAILLE (PUC Minas). Tradutor Intérprete e Professor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) certificado pela UFSC/MEC. Possui experiência na formação de TILSP, nas áreas de Acolhimento Institucional e Familiar para Crianças e Adolescentes e em atendimentos às pessoas surdas. Atualmente é professor do quadro efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares - UFJF-GV. 


Última atualização: 21/10/2019