Normas para a Estruturação dos Textos
I- Os trabalhos devem ser em português ou inglês, estruturados no programa Word for Windows, nos formatos “.doc” ou “.rtf. O texto deverá ter no máximo 3000 palavras. Para submissão o arquivo deverá estar em formato “.PDF”.
Obs.:
• Trabalhos que excederem o limite de palavras permitido serão automaticamente
recusados no processo de avaliação.
• Em relação ao número de palavras do texto, não serão computados título
geral,resumo, palavras-chave e referências.
• O texto, enviado para submissão e avaliação do comitê científico, não deve
conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que
permita a identificação do(s) autor(es).
• Cada autor pode enviar, no máximo: um trabalho como autor individual e um
trabalho em co-autoria; ou dois trabalhos em co-autoria.
II - Corpo do trabalho
O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:
1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman 14, negrito), um resumo do trabalho com cerca de 6 (seis) linhas (Times NewRoman 10, espaço simples) e até cinco palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12.A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm; 2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no artigo. 3. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi, lembrando que o arquivo não deve ultrapassar o máximo de 6 Mb), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas
quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). 4. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.
5. Das Citações:
5.1. As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s). 5.2. As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo de 4 cm à esquerda(fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado). 5.3. As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo). 5.4. No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (o trecho na língua original deve ser apresentado em nota de rodapé).
As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem se estruturadas da seguinte forma:
•Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)
•Uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
•Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
•Duas obras, com mesmo autor: (TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
•Duas obras, com autores diferentes: (CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO,
1999, p. 13)
6. Pede-se não colocar referências à(s) autoria(s) no corpo do texto para garantir avaliação em caráter anônimo.
7. Das Referências:
Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002).
Nota aos autores:
As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são da responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora das normas estabelecidas nesta chamada e no modelo de submissão de trabalhos. O não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar na não aceitação do trabalho para a possível publicação. Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral entre em contato com o Comitê Científico do Evento. E-mail: chamadadetrabalhos.sem.ufsj@gmail.com.