VII Semana de Educação Musical

I Colóquio de Educação Musical das Vertentes

Universidade Federal de São João del-Rei - MG

 

São João del-Rei, 06 a 09de novembro de 2017

 

 

 

Chamada de Trabalhos

 

O curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a comissão organizadora da VII Semana de Educação Musical da UFSJ convidam pesquisadores, professores, profissionais em geral e alunos da área de Educação Musical para submeterem propostas de trabalhos para o I Colóquio de Educação Musical das Vertentesconforme as especificações desta chamada de trabalhos. O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico do Evento, presidido pela professora Carla Reis (UFSJ) e composto pelos demais professores: Maria Amélia Viegas (UFSJ); Liliana Botelho (UFSJ); Sérgio Rocha (UFSJ); Maria Betânia Parizzi (UFMG); Helena Lopes (UEMG); Viviane Louro (UFPE); Maura Penna (UFPB).

 

 

Áreas temáticas para submissão

 

Os trabalhos aprovados para o Congresso serão estruturados em quatro eixos temáticos:

 

01.   Práticas pedagógico-musicais em projetos sociais.

 

02.   Música na escola regular

 

03.  O ensino da música em escolas especialistas

 

04.  Educação Musical inclusiva

 

Modalidades de Trabalho

Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no Congresso como comunicação oral. As propostas enviadas devem contemplar uma das seguintes modalidades:

 

 

01.Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento - Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de Educação Musical e para a produção científica em geral.

 

02.Pesquisa Concluída - Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.

 

03.Relato de Experiência - Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.

 

 

Envio dos Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados ao Comitê Científico por meio do seguinte endereço eletrônico chamadadetrabalhos.sem.ufsj@gmail.com. O prazo para envio é até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de outubro de 2017.

O e-mail deve ser acompanhado de dois arquivos anexos: um com os dados de identificação do autor e outro com o trabalho. A comissão científica acusará o recebimento do e-mail logo após sua leitura.

 

No arquivo com os dados de identificação devem constar:

- título do trabalho;
- nome completo do(s) autor(es);
- endereço;
- telefone;
- e-mail;
- instituição a qual é vinculado(a) / tipo de vínculo;

- maior titulação (graduando, graduado, mestre e doutor);

- área temática para a qual está inscrevendo o trabalho;

-modalidade da proposta: pesquisa concluída ou pesquisa em andamento ou relato de experiência.

 

O arquivo com os dados de identificação do trabalho deve:

- ser nomeado com o nome do autor ou autores, seguido da palavra "Identificação";

- ter o tamanho máximo de 6Mb.

 

Não serão aceitos trabalhos fora das normas estabelecidas.

A aprovação dos trabalhos estará condicionada à avaliação do Comitê Científico da VII Semana de Educação Musical da UFSJ. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

- Relevância do trabalho para as discussões da temática do Encontro;

- Clareza de objetivos, consistência teórica e metodológica;

- Atendimento às características da modalidade para a qual foi submetido o trabalho.

 

 

A Comissão Organizadora informa que os resumos dos trabalhos aprovados para comunicação poderão ser divulgados no site da Semana. Os textos completos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. O autor concordará com a publicação ao submeter o seu trabalho.

 

 

Datas e prazos importantes

 

Atividade

Datas / Prazos

Envio de trabalhos

12/09/2017 a 05/10/2017

Avaliação pelo Comitê Científico

06/10/2017 a 23/10/2017

Divulgação dos resultados

(por email e no site – Facebook – do Evento)

25/10/2017

 

                  

 

Normas para a Estruturação dos Textos

 

I- Os trabalhos devem ser em português ou inglês, estruturados no programa Word for Windows, nos formatos “.doc” ou “.rtf. O texto deverá ter no máximo de 3.000 (três mil) palavras de extensão. Para submissão o arquivo deverá estar em formato “.pdf”.

 

Obs.:

• Trabalhos que excederem o limite de palavras permitido serão automaticamente recusados no processo de avaliação.

• Em relação ao número de palavras do texto, não serão computados título geral,resumo, palavras-chave e referências.

• O texto, enviado para submissão e avaliação do comitê científico, não deve conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(s) autor(es).

• Cada autor pode enviar, no máximo: um trabalho como autor individual e um trabalho em co-autoria; ou dois trabalhos em co-autoria.

 

II - Corpo do trabalho

O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:

1.   Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman 14, negrito), um resumo do trabalho com cerca de 6 (seis) linhas (Times NewRoman 10, espaço simples) e até cinco palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12.A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm;

2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no artigo. Para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para o português.

3. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi, lembrando que o arquivo não deve ultrapassar o máximode 6 Mb), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração).

4. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.

5. Das Citações:

5.1. As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).

5.2. As citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New Roman 12).As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo de 4 cm à esquerda(fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).

5.3. As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo).

5.4. No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).

5.5. As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica.

 

As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem se estruturadas da seguinte forma:

• Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)

• Uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)

• Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)

• Duas obras, com mesmo autor: (TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)

• Duas obras, com autores diferentes: (CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)

 

6. Pede-se não colocar referências à(s) autoria(s) no corpo do texto para    garantir avaliação em caráter anônimo.

7. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002).

8. Das Referências:

Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:

 

Livros: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

 

Exemplos: ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

 

Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.):

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

 

Exemplo: GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

 

Artigos em periódicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

 

Exemplo: ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.

 

Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. 

 

Exemplo: BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p. 27-42.

 

Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: . Acesso em: data.

 

Exemplo: LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2002.

 

Nota aos autores:

A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são da responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora das normas estabelecidas nesta chamada e no modelo de submissão de trabalhos. O não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar na não aceitação do trabalho para a possível publicação.

 

Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral entre em contato com o Comitê Científico do Evento. E-mail: carlareis@ufsj.edu.br