CHAMADA REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO
 
A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, está com chamada aberta para o v. 23, nº 2 e 3 de 2018, com as temáticas “O Cuidado com a vida” e “Culturas Acessíveis”.

A submissão dos trabalhos deve ser realizada no sistema da revista até o dia 05 de março, para o tema “O Cuidado com a vida”, e 05 de julho, para o tema “Culturas Acessíveis”, com o lançamento previsto para agosto e dezembro de 2018, respectivamente. 
 
Mais informações: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao
_______________________________________________________________________________________________

CHAMADA REVISTA UFG no Open Journal Systems

A Revista UFG informa que encontra-se aberta até o dia 28/02/2018 a chamada para artigos a serem publicados nos números 20 e 21 da Revista UFG. 
 
Os artigos devem evidenciar perspectivas de apropriação do conhecimento por parte da comunidade e a contribuição na formação acadêmica dos estudantes que participaram da equipe executora, conforme as informações da chamada, que está disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/announcement

_______________________________________________________________________________________________

 

CHAMADA REVISTA CONEXÃO UEPG

comunica que  a partir de 02/01/2018 estará recebendo artigos para publicação nos próximos números - v. 14, n° 2 e 3 - 2018.
 
A Revista Conexão é uma publicação quadrimestral vinculada a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

_______________________________________________________________________________________________

CHAMADA REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO

A Revista Expressa Extensão, periódico semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, está com chamada aberta para V. 22 Nº 2 de 2017, com a temática "Cultura e Educação".

Regras gerais para submissão estão disponíveis ao acessar a revista: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao

A submissão dos trabalhos, para serem publicados nesta edição, deve ser realizada através do site da revista até o dia 30 de julho, com o lançamento previsto para outubro de 2017.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
UFVJM REALIZA SEMINÁRIO PARA DISCUTIR A REGULAMENTAÇÃO DO CULTIVO DA CANABIS PARA FINS CIENTÍFICOS E MEDICINAIS
 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizará entre os dias 29 e 30 de junho o I Seminário da Cannabis: pesquisar para conhecer. O evento é uma ação de extensão da universidade e tem por objetivo discutir a regulamentação do cultivo de Cannabis para fins científicos e medicinais, conforme previsto no Art. 2º - Parágrafo Único da Lei 11 343, de 23 de agosto de 2006.

Para discutir o assunto, o evento contará com a presença de pesquisadores, ativistas da área e um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de uma oportunidade para refletir junto com a sociedade a utilização da Cannabis para fins medicinais e de pesquisa e também sobre a política brasileira de drogas e seus desdobramentos.

Para outras informações e inscrições, www.seminariodacannabis.wordpress.br

Fonte: Renato Oliveira

Assistente Administrativo
Diretoria de Cultura
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
0055 38 3532 6880

 

 

 

 

 

 


FÓRUM DISCUTE CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO
 
A primeira edição do Fórum Permanente de Extensão da UFSJ debate a inclusão das ações extensionistas nos créditos curriculares dos cursos de graduação. O encontro será conduzido pela professora Ana Inês Sousa, superintendente acadêmica da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ, na próxima terça-feira (04/03), às 19h, no auditório da biblioteca do Campus Dom Bosco. A roda de conversas é organizada pela PROEX/UFSJ e é aberta à comunidade.

A validação da extensão nos currículos está presente na estratégia 7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecida pelo Ministério da Educação para o período de 2014-2024, reafirmando a meta 23 do PNE 2001-2010. A legislação incentiva que as universidades públicas brasileiras adotem a noção de extensão como fazer acadêmico, assegurando, “no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária”.

A partir da roda de conversa, será montado um grupo de trabalho (GT) sobre o tema dentro da Comissão de Extensão para estudar as possibilidades de implementação da meta na UFSJ conforme a realidade institucional. Dentre os desafios, está repensar os currículos, de modo a incluir a extensão como atividade curricular sem aumentar o número total de horas dos cursos.

Fórum de Extensão

O Fórum Permanente de Extensão da UFSJ é uma iniciativa da PROEX para ampliar e democratizar as discussões sobre a extensão na universidade. Ao longo do ano, a comunidade será convidada para conversar novamente sobre a creditação da extensão e também sobre o Programa de Acompanhamento e Avaliação de programas e projetos da área. 


 
Edital para Propostas de Cursos e Oficinas pelo Programa Vivências Musicais

O Programa de Extensão Vivências Musicais da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, coordenado pelo Prof. Vladmir Agostini Cerqueira (DMUSI), divulga Edital 01/2017/VIVÊNCIAS, de 22/03/2017, para os professores e alunos da UFSJ que desejem participar do Programa neste semestre ou ano com alguma proposta de curso ou de oficina. O Programa Vivências Musicais, em seu 8.º ano, está contemplado, neste ano, nas ações do Programa Especial Transformação Social, Desenvolvimento Humano e Cidadania. Edital disponível no link: file:///C:/Users/Simone/Desktop/Edital001colaboradores2017%20Viv%C3%AAncias%20Musicais.pdf


CHAMADA REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO

A Revista Expressa Extensão, periódico semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, está com chamada aberta para V. 22 Nº 1 de 2017, com a temática "Direitos Humanos e Saúde".

A submissão dos trabalhos, para serem publicados nesta edição, deve ser realizada através do site da revista https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao até o dia 30 de março, com o lançamento previsto para junho de 2017.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPEL


CHAMADA REVISTA DE EXTENSÃO GUARÁ

A Revista de Extensão Guará é um periódico semestral organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, convidaa comunidade universitária, atuante nas diversas áreas da Extensão, a submeter trabalhos inéditos (artigos e/ou relatos de experiência) de sua autoria para edição 2017/1. O prazo limite para envio dos artigos é 30 de Abril, deverá ser feito pelo site www.periodico.ufes.br/guara (link is external).

Informações pelo email guaraextensao@gmail.com

Fonte: PROEX/ UFES


CHAMADA REVISTA CORIXO

A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está recebendo artigos para serem avaliados e, posteriormente, comporem a futura edição da revista Corixo de extensão universitária. O prazo de envio do material vai até 30 de março de 2017. Podem participar toda a comunidade acadêmica da UFMT, bem como integrantes das instituições de ensino superior brasileiras e latino-americanas. Os artigos, cujo tamanho não deve ultrapassar 15 páginas, devem ter como foco os resultados de ações no campo da extensão universitária e podem ser escritos em português ou espanhol. O resumo deverá ter 300 palavras e até cinco palavras-chave. O material pode ser encaminhado para o e-mail codex@ufmt.br, em arquivo anexado à mensagem.

Fonte: CODEX - Coordenação de Extensão / PROCEV – Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência/ UFMT


Inscrições abertas para PIBEX 2017

Já está no ar o Edital Pibex 2017, que trata do processo seletivo de projetos e programas de extensão que contemplem bolsas de extensão a alunos da UFSJ. O edital prevê modificações que nasceram a partir da discussão com a Comissão de Extensão, entre elas a abertura com antecedência do período de inscrições e o prazo de validade de dois anos para programas.


As inscrições acontecem no período de 26 de outubro de 2016 a 14 de fevereiro de 2017. Os projetos e programas apresentados devem estar em consonância com as diretrizes formuladas e implementadas pela Política Nacional de Extensão: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social.

Link para o edital: http://www.ufsj.edu.br/proex/bolsa_de_extensao.php

 


UFSJ seleciona propostas para Projeto Rondon

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários divulga hoje (6) edital para seleção interna de propostas extensionistas de trabalho para as operações de julho/2017 do Projeto Rondon do Ministério da Defesa. As inscrições podem ser feitas por docentes da UFSJ de 6 a 16 de outubro pelo e-mail: proex@ufsj.edu.br

Os interessados podem apresentar, no máximo, uma proposta de trabalho. A Operação "Rondônia Cinquentenário" será desenvolvida entre os dias 7 a 23 de julho 2017, em 15 municípios do Estado de Rondônia. A Operação "Serra do Cachimbo" será desenvolvida entre os dias 14 a 30 de julho de 2017, em oito cidades.

 
A PROEX selecionará até quatro propostas representativas da UFSJ, seguindo as restrições do edital do Ministério da Defesa (MD). O certame prevê que cada Instituição de Ensino Superior poderá apresentar uma Proposta de Trabalho para o conjunto de ações "A" (Cultura, Direitos  Humanos e Justiça, Educação e Saúde) ou "B"  (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho) para a Operação "Rondônia Cinquentenário", e outra Proposta de Trabalho para o conjunto de Ações "A" ou "B" para a Operação "Serra do Cachimbo". No novo edital do MD, a IES poderá, ainda, apresentar uma Proposta de Trabalho para o conjunto "C" (Comunicação Social) para a Operação "Rondônia Cinquentenário" e uma Proposta de Trabalho para a Operação "Serra do Cachimbo", independentemente da proposta apresentada para o conjunto "A" ou "B".
 
O Projeto Rondon é uma das mais antigas ações extensionistas brasileiras e visa a interação entre universidade e sociedade, assim como a promoção da cidadania e o desenvolvimento da juventude brasileira. Em 151 expedições realizadas em 844 cidades, já participaram 19.170 professores e estudantes universitários de 291 Instituições de Ensino Superior.
 
Resultado final da seleção interna (divulgado em 24/10/2016)
 

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA: TERRITORIALIDADES E HUMANIDADES

A Universidade Federal de Minas Gerais sediará, com o apoio do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e da UNESCO, a Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades, a ser realizada em Belo Horizonte, no período de 4 a 7 de outubro de 2016, no âmbito da Programação do Ano Internacional do Entendimento Global de 2016 e como atividade preparatória da Conferência Mundial das Humanidades, que acontecerá em Liège, Bélgica, em 2017. O evento faz parte das comemorações dos 90 anos da UFMG.
A partir do dia 01 de setembro estará aberto o prazo para submissão de trabalhos. 
Mais informações: www.ufmg.br/humanidades 

 

Fonte: Claudia Mayorga (Pró-Reitora Adjunta de Extensão/UFMG)


COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE

A Reitoria da UFSJ reativou a Comissão de Acessibilidade em agosto de 2016. A partir de setembro, a Comissão realizará conferências com a comunidade para traçar a política universitária voltada às pessoas com deficiência. 

Mais informações:  Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (SINAC), sinac@ufsj.edu.br; (32) 3379-2510.


FÓRUM DE CULTURA - 23 a 25 de agosto de 2016

A tradição e os novos rumos dos festivais mineiros de cultura serão debatidos de 23 a 24 de agosto, às 14 horas, durante o Fórum de Cultura. Promovido pela PROEX/UFSJ, o evento gratuito reúne artistas, produtores culturais e comunidade no anfiteatro da Biblioteca do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei. 

Mais informações: forumdecultura.ufsj@gmail.com, (32) 3379-2510 e http://www.ufsj.edu.br/proex/forum_de_cultura.php


SEMINÁRIO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR - 29 e 30 de setembro de 2016

O Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac) e o Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (Nace) realizam a quarta edição do Seminário Inclusão no Ensino Superior (SINES). O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro de 2016 no Campus Dom Bosco da UFSJ,em São João del-Rei/MG.

Mais informações: http://www.ufsj.edu.br/sines/; sinac@ufsj.edu.br;. (32) 3379-2510


SITE DA UFSJ GANHA TRADUÇÃO EM LIBRAS

Diante da necessidade de ampliar a acessibilidade comunicacional na UFSJ, o Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac) iniciou, em julho de 2016, o projeto UFSJ em Libras para traduzir, de forma gradual, do site da Universidade para a comunidade surda.

Mais informações:  sinac@ufsj.edu.br;. (32) 3379-2510


CHAMADA REVISTA ELO - Diálogos em Extensão

A Revista ELO-Diálogos em Extensão está recebendo, até 30 de outubro, artigos e relatos de experiência em extensão universitária. Poderão ser enviados trabalhos em extensão universitária nas seguintes áreas temáticas: Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territoriedade.


Informações sobre as normas de publicação e submissão de trabalhos podem ser obtidas no site da Revista www.elo.ufv.br.

Fonte: Geicimara Guimarães

Secretária

ELO – Diálogo em Extensão
Divisão de Extensão - Sala 106 – Tel: (31) 3899-2358 ou (31) 9691-4015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 01/07/2020