(clique para expandir o menu)

PROFESSORES EFETIVOS

___________________________________________________________________________________________
 

Adelaine Ellis Carbonar dos Santos

e-mail: adelaine.carbonar@ufsj.edu.br

 

Doutora em Geografia (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2020), Mestra em Gestão do Território (Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEPG - 2015), Especialista em Ensino de Biologia (Universidade de Londrina/UEL - 2019), Licenciada em Ciências Biológicas (UEPG), Licenciada em Geografia (UNINTER). Pesquisadora do Grupo de Estudos Territoriais (GETE/UEPG), desenvolve pesquisas relacionadas aos Espaço Geográfico, Educação, Sexualidades, Gênero, LGBTfobia, Políticas Públicas e Produção Científica. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del Rei - Departamento de Geociências (UFSJ/DEGEO).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138456667066620

 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0924-7328

___________________________________________________________________________________________

Björn Gücker

e-mail: guecker@ufsj.edu.br

Possui graduação em Biologia pela Philipps Universität Marburg (2001) e doutorado em Ecologia pela Universität Potsdam & Leibniz-Institut für Gewässerökologie, Berlin (2005). Realizou estágios de pós-doutoramento na UFMG, com financiamento pela Academia Alemã de Ciências - Leopoldina (2005-2008). Desenvolve pesquisa e orientações na área de recursos hídricos, com enfoque nos efeitos do uso do solo sobre águas continentais e bacias hidrográficas e no funcionamento de ecossistemas aquáticos. É líder do grupo de pesquisa CNPq em Limnologia Aplicada e desenvolve diversos projetos nacionais e de cooperação internacional no Laboratório de Limnologia Aplicada da UFSJ, desde 2009. Orienta alunos em projetos multidisciplinares envolvendo a Geografia e a Ecologia de Recursos Hídricos na graduação e pós-graduação. Atualmente é professor Associado no Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei, onde é bolsista produtividade nível II do CNPq.

 

Research interests: Land-use impacts on aquatic ecosystems; Aquatic ecosystem functioning; Ecosystem Metabolism; Nutrient retention.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2910797341415250

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Carla Juscélia Oliveira Souza

e-mail: carlaju@ufsj.edu.br

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009), mestre em Geografia (1995) e graduada em Geografia - Bacharelado (1988) e Licenciatura (1990). É professora adjunta do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSJ; é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos credenciado pelo CNPq e Coordenadora do Laboratório de Ensino de Geografia (UFSJ). Foi professora do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH (2001 - 2011), do Centro Universitario de Sete Lagoas (1999 - 2012), do Programa de Pós-Graduação - PREPES - PUC-MG (2002 e 2009) e dos Cursos Emergenciais da PUC-MG (1995 - 1998). Tem experiência na área de Geografia Física com ênfase em Geomorfologia, Ensino de Geomorfologia, Prática de Ensino; Estágio Supervisionado; Formação de professor e Geografia Escolar. Trabalhou como professora na Rede Municipal de Belo Horizonte durante 8 anos; é autora de livros e material didático para o ensino Fundamental e Médio. Atuou como consultora na área de Educação (junto à Secretária Estadual de Educação de MG - 1996-1999) e na área ambiental (Nicho Engenheiros Consultores). Trabalhou em equipe multidisciplinar, em empresa de consultoria, para Estudos de Impactos Ambientais e para elaboração de relatório de impacto meio ambiente (EIA/Rima).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7782648432777280

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Carlos Fernando Ferreira Lobo

e-mail:  carlosfflobo@gmail.com

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado em Demografia pelo NEPO/UNICAMP. Professor Associado do Departamento de Geografia do IGC/UFMG e coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, ambos do IGC/UFMG. Líder do grupo de pesquisa intitulado Geografia Aplicada, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, editor-chefe da Revista Geografias/UFMG e pesquisador bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na subárea de "Geografia da População" e "Geografia dos Transportes", especialmente nas linhas de pesquisa migrações/mobilidade espacial da população, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados a análise espacial.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5261484949232779

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Flamarion Dutra Alves

e-mail:  flamarion.dutra@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Geografia (2010), na área de Organização do Espaço, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Adjunto III no curso de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas e Diretor do Instituto de Ciências da Natureza. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES da UNIFAL/MG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários (NEA) da Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro. Integrante da Rede de Estudos Agrários- REA. Atua em pesquisas na área da Geografia Agrária, Teoria e Método, Geografia Econômica e Regional e História do Pensamento Geográfico.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6225236168509461

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Francielle da Silva Cardozo

e-mail: franciellecardozo@ufsj.edu.br

Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC/SC (2004). Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2005). É mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). É doutora em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2014). Possui experiência na área de Geografia e Geociências, atuando principalmente com o sensoriamento remoto, geoprocessamento, áreas de risco, análise ambiental, uso e ocupação da terra, desmatamentos, modelagem e queimadas. Atuou como pesquisadora visitante na Goddard Space Flight Center (NASA) com a identificação e análise da injeção de plumas de fumaça provenientes das queimadas e atualmente é Professora Colaboradora e Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde trabalha com a validação de modelos numéricos de qualidade do ar.

 

Research interests: Remote sensing; Geoprocessing; Risk areas; Environmental analysis; Land use and land cover; Deforestation and mapping; Modeling and analysis of fires and flooded areas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3424967077020409

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Gabriel Pereira

e-mail: pereira@ufsj.edu.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2008) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2012) e em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2013). Atualmente é professor nas disciplinas de sensoriamento remoto, climatologia e geoprocessamento da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pesquisador associado no Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces (GMAI) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: estimativa de emissões de gases do efeito estufa, energia radiativa do fogo, geoprocessamento, análise ambiental e modelagem climática.

 

Research interests: Climatology and Remote Sensing, mainly with climate and hydrological modeling, estimation of greenhouse gases emissions, fire radiative energy, geoprocessing and environmental analysis.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1682210041460939

ORCID
___________________________________________________________________________________________

Iola Gonçalves Boëchat

e-mail: iboechat@ufsj.edu.br

Bacharel em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre da UFMG (2000) e Doutora em Ecologia/Limnologia pela Universität Humboldt zu Berlin & Leibniz- Institut für Gewässerökologie und Binnenfischerei (IGB-Berlin), Alemanha (2005). Realizou estágios de pós-doutoramento no IGB-Berlin (2005) e na UFMG (2006). Desenvolve projetos e orienta nas áreas de Geoecologia, Limnologia, Biogeoquímica de ecossistemas aquáticos e Impactos do uso do solo sobre ecossistemas de água doce. Coordena o Laboratório de Limnologia Aplicada da UFSJ desde 2009, onde desenvolve diversos projetos de pesquisa nacionais e de cooperação internacional. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei e coordena o Núcleo Interdisciplnar de Estudos Avançados em Águas (NACQUA).

 

Research interests: Human impacts on aquatic ecosystems; Biochemical indicators of impacts in aquatic ecosystems; Fatty acids in ecological studies; trophic interactions in aquatic ecosystems.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/8556879308090590

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Ivair Gomes

e-mail: ivair@ufsj.edu.br

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), graduação em Administração de empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor do Depto de Geociências e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Ministra aulas nos seguintes cursos: graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura), graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária/econômica, Geografia da Religião e Geografia da Saúde.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1481561191058235

ORCID
__________________________________________________________________________________________

Leonardo Cristian Rocha

e-mail: rochageo@ufsj.edu.br

Professor da Universidade Federal de São João del Rei, possui mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2004), Doutorado pelo IGC/UFMG (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedologia, Micromorfologia, Geomorfologia, Recursos Hídricos e Prática de Ensino.

 

Research interests: Physical Geography; Evolution of landforms; River dynamics; Pedology; Surface geochemistry; Geodiversity, geoconservation, geotourism and geoheritage.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2402953272245335

ORCID
___________________________________________________________________________________________

Márcio Roberto Toledo

e-mail: mtoledo@ufsj.edu.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Geografia (Organizacao do Espaco) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: circuito espacial produtivo, uso agrícola do território, lugar, circulos de cooperação no espaço e agronegócio.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786392343402260

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Mucio do Amaral Figueiredo

e-mail: muciofigueiredo@ufsj.edu.br

Possui doutorado em Ciências Naturais pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2004), com ênfase em Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais, e mestrado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1999), com ênfase em Análise Ambiental, além de bacharelado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1994). É Professor no Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua na área das Geociências, com ênfase em Geomorfologia/Pedologia; Análise Ambiental; e Geoconservação/Geodiversidade/Geoturismo.

 

Research interests: Slope erosive processes; Integrated environmental analysis of the abiotic environment; Environmental impact assessment; Integrated survey and assessment of geodiversity (rocks, minerals, soils, fluvial channels, morphology and landscape constituents) in the context of geoconservation and geo-ecosystem services.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0597833107373347

ORCID
___________________________________________________________________________________________

Silvia Elena Ventorini

e-mail: sventorini@ufsj.edu.br

Graduada em Licenciatura em Geografia (2004), Mestre em Geografia (2007) e Doutorado em Geografia (2012) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas -UNESP- Campus de Rio Claro . Professora Adjunto II do Departamento de Geografia da UFSJ.  Atua nas áreas da Cartografia Tátil, Cartografia Escolar  e Cartografia Digital. Na área de Geotecnologias atua na investigação e produção de base digital de dados cartográficos como suporte ao apoio, ao planejamento e a gestão do espaço urbano e de impactos socioambiental. . É pesquisadora dos Grupos: Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART) e Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho, ambos credenciados pelo CNPq.

Research interests: Tactile Cartography; Teaching Cartography; Digital Cartography for environmental and spatial monitoring; Geotechnologies.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4296111644563820

ORCID

___________________________________________________________________________________________

Vicente de Paula Leão

e-mail: leao@ufsj.edu.br

Possui graduação (licenciatura) em Geografia pelo ISCLA (1993), Especialização em Educação (1997). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atuou por vários anos como professor da Escola Básica. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São João Del-Rei e membro do PCRH da FAPEMIG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar, Diretrizes Curriculares, Ensino de Geografia e Formação de Professores, Ensino de Geografia e Mídia, Linguagens e Prática Pedagógica no Ensino de Geografia na Escola Básica. Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre as temáticas supracitadas. É coordenador do PIBID e orientador de Estágio do curso de Geografia. e sub-coordenador do LIFE - Laboratório Interdisicplinar de Formação de Educadores da UFSJ

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5953337987554577

ORCID

___________________________________________________________________________________________

PROFESSORES COLABORADORES
___________________________________________________________________________________________

André Batista de Negreiros 

e-mail: andrebnegreiros@ufsj.edu.br

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em 2004. Mestre em Ciências em Geografia (2006) e Doutor em Geografia (2011), ambos cursados no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de concentração de Planejamento e Gestão Ambiental. Cursou disciplinas na University of California at Berkeley em 2010, e interagiu com atividades de pesquisa na mesma instituição. Atualmente, trabalha como Professor Adjunto no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei em Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Hidrologia e Análise Ambiental (LABHIDRO-UFSJ), atuando nos temas de Geomorfologia, Hidrologia, Geoecologia e Planejamento Ambiental.

Research interests: Geomorphology, Hydrology, Geoecology, Environmental Planning.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2187395401914295

ORCID

___________________________________________________________________________________________

 

Rafael Roxo Dos Santos

e-mail: rafaelroxo@ufsj.edu.br

 

Rafael Roxo Dos Santosé Licenciado (2005) e bacharel (2007) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP (2019). Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (bolsista FAPESP, 2022). Entre 2004 e 2020, atuei como professor da rede particular e da rede pública de ensino. Pesquiso temas ligados à geografia urbana, regional, reestruturação produtiva e socioespacial, geopolítica e epistemologia da Geografia.

 

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7917678558609848  

ORCID

___________________________________________________________________________________________

 

   

 

Créditos: Prof. Gabriel Pereira (orientador do PPGEOG)


Última atualização: 19/04/2024