O Campus CCO da UFSJ possui atualmente 52 laboratórios destinados à pesquisa, dos quais 16 são utilizados pelo PPGCF, não havendo necessidade do uso de outra instituição de forma sistemática e rotineira. A infraestrutura existente, fruto do esforço conjunto da Diretoria, dos docentes e dos órgãos fomentadores governamentais como CAPES, CNPq, FINEP, FAPEMIG e outros, tem permitido o desenvolvimento de projetos de pesquisa bastante robustos, cujo desenvolvimento tem possibilitado a formação, em tempo hábil, de numerosos mestres e importantes produções científicas como artigos e patentes. Os equipamentos e demais materiais utilizados nas pesquisas no CCO/UFSJ são compatíveis com a mais moderna tecnologia, cuja infraestrutura é potencializada com a competência e esforço de seus docentes. 

 

Os laboratórios utilizados pelo PPGCF são:

 

BIOQUÍMICA CELULAR- SALA 213 - BLOCO B - Laboratório criado em 2010 com cerca de 80 m2. Está estruturado em salas distintas com equipamentos, instrumentos e materiais para a realização de atividades de cultivo de células de mamíferos, para a realização de ensaios biológicos in vitro e a avaliação de citotoxicidade de compostos com potencial farmacológico. Possui equipamentos para a realização de pesquisas sobre os mecanismos de ação molecular desses compostos, assim como estudos sobre a membrana plasmática eritrocitária e a ATPases de membrana. Professores responsáveis: Dr. Leandro Augusto Oliveira Barbosa (PPGCF), Dra. Hérica dos Santos Lima e Dra. Vanessa Faria Cortes.

 

BIOLOGIA MOLECULAR (BIOMOL)- SALA 313 - BLOCO B - As principais linhas de investigação do laboratório estão relacionadas ao reparo de DNA, às vacinas, ao câncer e à dengue. Possui equipamentos de última geração e destinados às práticas de ensino de graduação, pesquisas, extensão, como aos estudos relacionados às técnicas de isolamento de ácidos nucléicos (DNA/RNA) e proteínas. Está também estruturado para o ensino das técnicas de amplificação de genes específicos por meio da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e a análise dos fragmentos dos genes pelo processo de eletroforese. Professoras responsáveis: Dra. Débora de Oliveira Lopes e Dra. Luciana Lara dos Santos.

 

CENTRAL ANALÍTICA - SALA 108 - BLOCO E- Laboratório com estrutura para pesquisas relacionadas à química de produtos naturais, à síntese orgânica e ao auxílio dos processos de purificação, elucidação estrutural de substâncias bioativas e à quantificação de fármacos em amostras biológicas e medicamentos. Com cerca de 70 m2, o laboratório está dividido em dois outros ambientes climatizados, um para o preparo de amostras e outro destinado aos materiais e equipamentos de cromatografia líquida, cromatografia gasosa, citometria de fluxo e espectrometria de massas. Dentre os diversos equipamentos, o laboratório possui instalados um sistema de cromatografia liquida e gasosa e uma ultracentrifuga. Prof. responsável: Dr. Whocely Victor de Castro (PPGCF).

 

EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL- BLOCO - Laboratório para utilização de professores e alunos dos programas de pós-graduação, com salas adaptadas para experimentação em roedores. Os ambientes estão equipados com materiais e instrumentos para cirurgias, observação comportamental, aplicação de drogas, extração de amostras biológicas e eutanásia. O laboratório conta também com gabinete para um técnico responsável pela gestão das diferentes salas e para a manutenção do biotério para roedores, em sala adjacente. Prof. responsável: Dr. Whocely Victor de Castro (PPGCF).

 

FARMÁCIA SOCIAL, GERENCIAL E CLÍNICA: área física total: 30 m2 – Bloco D: O laboratório está equipado com 11 computadores, duas balanças de pesagem em precisão, dois armários de aço, três estantes de aço, dois gaveteiros de aço com chave, seis mesas, e um datashow. No laboratório ocorrem aulas práticas relacionadas às áreas de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica, além de pesquisas sobre efetividade e segurança de medicamentos no contexto de pós-comercialização. Ademais, é importante ressaltar que docentes do PPGCF/UFSJ que atuam nesta área implementam serviços de Farmácia clínica em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) da região centro-oeste do estado de MG, e utilizam este laboratório para reuniões e capacitações. Prof. responsável: Dr. André de Oliveira Baldoni.

 

FARMACOBOTÂNICA E PLANTAS MEDICINAIS- SALA 212 - BLOCO B - Desde 2009 o Laboratório de Farmacobotânica e Plantas Medicinais integram com outros laboratórios o Núcleo de Produtos Naturais do Campus de Divinópolis. Com cerca de 80 m2, as instalações apresentam infra-estrutura para pesquisas nas áreas de cultura de tecidos vegetais e da anatomia vegetal. Possui capela com exaustão, câmara com fluxo laminar, autoclave vertical, balanças analítica e semi analítica, shaker (orbital), banho de ultrassom e banho-maria, forno de microondas, medidores de pH, microscópio de luz trinocular (acoplado à câmera fotográfica) e microscópios de luz binoculares, monitor de TV 29`, estufa de secagem, refrigeradores, dentre outros equipamentos e materiais para o ensino e a pesquisa. Profª responsável: Dra. Ana Hortência Fonseca Castro (PPGCF).

 

FARMACOLOGIA- Sala 204 - Bloco E - Laboratório destinado às práticas e ao ensino de farmacologia e com diversos equipamentos: banho maria, bomba peristáltica, balanças analíticas, purificador de água (sistema Milli Q), estufas de secagem e esterilização, autoclave, exaustor e capela de exaustão, leitor de Elisa, pHmetro, estante ventilada para manutenção dos animais, gaiolas com tampa e mamadeira (100), estantes de aço, espectrofotômetro, cabine de segurança biológica classe 2, agitador de tubos vortex, computador, freezer-20C, agitador de tubos vortex  e contador de colônias. Profª responsável: Dra. Adriana Cristina Soares de Souza (PPGCF).

 

FITOQUÍMICA- SALA 210 - BLOCO B - Laboratório destinado às práticas de ensino e às pesquisas relacionadas à preparação e à purificação de extratos vegetais, onde são utilizados processos básicos de extração, caracterização, isolamento e purificação de compostos de interesse farmacológico, por meio de técnicas cromatográficas como: líquida planar, líquida em coluna, liquida de alta eficiência, gasosa, além de ensaios biológicos simples. Está em uma área com cerca de 80 m2 e dividida em dois ambientes com balcões, pias e equipamentos, em que se destacam evaporador rotatório, refrigerador, estufa para aquecimento, agitadores magnéticos, manta aquecedora, banho-maria, banho ultrassônico, jogos de pipetas automáticas, câmara de germinação, destilador de água, chapa aquecedora, balanças analítica e semi-analítica e iluminação UV. Professores responsáveis: Dra. Luciana Alves R. dos Santos Lima (PPGCF) e Dr. Joaquim Maurício Duarte-Almeida (PPGCF).

 

HEMATOLOGIA CLÍNICA- SALA 306 - BLOCO E - Laboratório com atividades iniciadas em 2014 com foco de atuação no ensino teórico-prático na área de Hematologia. Possui bancadas com microscópios óticos para diagnósticos e pesquisas, além de outros equipamentos como leitora e lavadora de microplacas, coagulômetro, estufa, centrífuga refrigerada, refrigerador, freezer -20oC e -80oC, fluorímetro, citômetro de fluxo, dentre outros materiais e instrumentos para a realização de pesquisas nas áreas de hemostasia e inflamação, com enfoque para hipercoagulabilidade e trombofilias, doença renal crônica e terapias dialíticas. Profª responsável: Dra. Danyelle Romana Alves Rios (PPGCF).

 

MICROBIOLOGIA- SALAS 305 - BLOCO E - Laboratório que apresenta amplas instalações para aulas práticas e com bancadas equipadas com armários, instalações elétrica e hidráulica e tubulação de gás. Possui um gabinete e computadores. Para as pesquisas, conta com equipamentos para trabalhos de microbiologia, como autoclave, capela de fluxo laminar (com exaustão), centrífugas, balanças eletrônicas, estufas bacteriológicas, pHmetro, refrigerador e freezer,  forno de microondas, dentre outros materiais e instrumentos. Profª. responsável: Dra. Magna Cristina de Paiva.

 

MODELAGEM MOLECULAR- SALA 101 - BLOCO A - O Laboratório de Modelagem Molecular (LMM) possui bancadas e equipamentos para experimentos de química, biologia computacional e bioinformática, por meio de metodologias de mecânica quântica e molecular, simulações de dinâmica e ancoragem molecular. Adicionalmente há um cluster com 94 processadores para acesso remoto e operações que requerem maior capacidade computacional, como por exemplo, a execução de cálculos de pequenas moléculas, como ligantes e para macromoléculas, como enzimas e nanotubos. Estes computadores funcionam com softwares de uso livre e outros adquiridos por meio de projetos, onde se destacam o AMBER 11, o GAUSSIAN 03 e o GAUSSVIEW. Homepage: http://ufsjmodelagemmolecular.webnode.com - Prof. responsável: Dr. Alex Gutterres Taranto.

 

PROCESSAMENTO DE TECIDOS E BIOLOGIA EXPERIMENTAL- SALA 202 - BLOCO E - Laboratório com estrutura para pesquisas relacionadas aos estudos da histologia e patologia geral. Possui área com cerca de 70 m2 equipada com materiais e instrumentos que possibilitam o estudo da histopatologia em modelos animais submetidos a testes toxicológicos. Professor responsável: Dr. Hélio Batista dos Santos.

 

QUÍMICA FARMACÊUTICA MEDICINAL (LPMC)- SALA 304 - BLOCO E - Laboratório destinado ao ensino e a pesquisa aplicando métodos computacionais para o desenvolvimento racional de fármacos (Computer Aided-Drug Design - CADD). Espaço laboratorial onde estão instalados três computadores com grande capacidade de processamento com acesso ao cluster da UFSJ com 94 processadores. Este possui os principais programas para cálculos de Química Medicinal Computacional, tais como GAUSSIAN e AMBER. Adicionalmente, este também possui vidraria, instrumentos e demais materiais necessários para a realização da síntese de compostos bioativos.

 

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR (RMN):Laboratório destinado às análises de RMN com espectrômetro Bruker DRX 200 MHz, com solda dual 5 mm. Professor responsável: Dr. José Augusto Ferreira Perez Villar.

 

SÍNTESE ORGÂNICA E NANOESTRUTURAS- SALA 107 - BLOCO E - Laboratório estruturado em três salas, sendo que a principal possui duas bancadas com lava-olhos, instalação de linha de gases, de ar comprimido e instalação hidráulica e elétrica para receber diferentes equipamentos. A segunda sala é utilizada para o armazenamento de reagentes e materiais, e a terceira é dedicada à síntese de peptídeos de modo automatizado, com equipamentos de pesquisa como evaporador rotativo, homogeneizador, agitadores magnéticos com aquecimento, shaker com agitação orbital, bombas de vácuo, banho ultrassônico, mantas de aquecimento, refrigeradores. Professor responsável: Dr. José Augusto Ferreira Perez Villar.

 

TOXICOLOGIA ANALÍTICA– BLOCO E: área física total: 88 m2. Laboratório equipado com bancadas, armários e equipamentos. São realizadas pesquisas básicas e aplicadas na área de toxicologia analítica e monitoramento terapêutico de fármacos. O laboratório ainda disponibiliza o espaço para a realização de análises toxicológicas pela Perícia da Polícia Civil do município de Divinópolis-MG. O laboratório possui toda a infraestrutura necessária para a realização das pesquisas propostas além de material de consumo (vidrarias e reagente). Professoras responsáveis: Dra. Farah Maria Drumond Chequer Baldoni e Dra. Cristina Sanches (PPGCF)

 


Última atualização: 07/11/2020