Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4825606089955911

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5165-5937

 

FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):

Doutor em Teatro pela UNIRIO. Possui interesse nos estudos sobre História e Historiografia do Teatro, sobre o fazer teatral e a Educação e também nos estudos sobre as relações entre o espaço teatral e o espaço urbano, dialogando primordialmente com a História Cultural e com as ideias de Walter Benjamin.

 

PROJETO ATUAL:

“Entre direitos iguais, é a força que decide”: A Arte (Teatro) na BNCC no Ensino Médio no Estado de Minas Gerais

A partir do ano de 2020 passamos a ter uma base única para toda a Educação brasileira – Educação Infantil, Fundamental anos iniciais e anos finais e Ensino Médio – seguindo os caminhos instituídos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) (BRASIL, 2013) e nos princípios, competências e fundamentos elaborados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) para a construção dos currículos escolares. Cada ente federado, de acordo com o seu sistema educacional, deverá implantar e implementar seus currículos em conformidade com tais documentos, não esquecendo que a autonomia existente em cada sistema educacional também já está previamente circunstanciada nos referidos textos oficiais do MEC. Historicamente, pode-se indicar que o momento atual é de uma real efetivação dos preceitos instituídos na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN, 9.394/96) (BRASIL, 1996), pois a referida lei previa a consolidação de uma base única para a educação. O primeiro caminho trilhado pelo MEC no ano de 1997, após a promulgação da lei, foi a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998) que objetivavam orientar os professores quanto à sua prática pedagógica cotidiana, propondo, para isso, que a educação deveria estar comprometida com a cidadania. É importante ressaltar que as orientações foram baseadas no texto Constitucional. A educação passara, então, a ser orientada a partir de quatro princípios: Dignidade da pessoa humana; Igualdade de direitos; Participação e Corresponsabilidade pela vida social. É a partir do entendimento da urgência da abertura de uma discussão mais sistemática e verticalizada sobre a Educação de forma ampla e o processo ensino-aprendizagem das Artes e suas tecnologias na Educação Básica, mais especificamente do Teatro e suas tecnologias no Ensino Médio, que o presente projeto objetiva (I) analisar a BNCC e comparar com o Currículo Referência do Ensino Médio-CREM do Estado de Minas Gerais para refletir sobre as possibilidades do trabalho docente nas linguagens artísticas e suas tecnologias, mais especificamente o Teatro e suas tecnologias no Ensino Médio para (II) discutir as práticas artísticas e as tecnologias acessadas em tais práticas nas escolas que pertencem à Superintendência Regional de Educação da cidade de São João del-Rei-MG. Ao analisar a BNCC e as práticas artísticas e as tecnologias acessadas em tais práticas, busca-se perceber as diferentes linguagens utilizadas nos diferentes saberes que os produtos artísticos articulam em suas práticas de criar, de ler, de produzir e de refletir sobre tais produtos. Para tal análise, tomamos por base as discussões benjaminianas sobre a tarefa do historiador materialista dialético para discutir as ideias de “Cuidar” e de “Trabalho” que estão presentes na BNCC para, posteriormente, analisar a implantação do Ensino Médio no Estado de Minas e suas respectivas práticas artísticas. O Estado de Minas Gerais pretende, conforme documentos da Secretaria Estadual de Educação, implantar o Ensino Médio no Estado nos próximos três anos, ou seja, a cada ano será implantado um novo ano do Ensino Médio até que em 2023 todo o estado já tenha efetivado a implantação de toda a BNCC em sua rede. Por fim, o presente projeto busca atender as prioridades indicadas na Portaria n. 1.329, do MCTIC, de 27 de março de 2020, ao objetivar analisar a implantação de uma das áreas do conhecimento que foi estabelecida para a BNCC: Linguagens e suas Tecnologias.


Última atualização: 18/07/2021