Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9370475068494976
Perfil do Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Carina-Moreira-2
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9144-2581
FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):
Doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Possui interesse nos estudos dos modos de fazer da cena do teatro político e comunitário e da cultura afro-brasileira na cena, com ênfase nos campos da direção teatral e da dramaturgia.
PROJETO ATUAL:
Gambiarra Teatral: a socialização dos meios de produção cênicos.
A gambiarra na arquitetura teatral significa uma série de lâmpadas colocadas no alto, acima da ribalta, interligadas. No uso cotidiano também pode ser entendida como improvisação, a construção de uma solução alternativa, que pode demandar a re-apropriação como técnica, ou em outras palavras, recurso popular, criativo, para resolver algum problema. O presente projeto, com foco na relação entre teatro e política, tem como tema central o lugar cultural do teatro na luta de classes, junto aos movimentos sociais e aos periféricos e subalternos, sempre com ênfase no seu fazer. Para tal, buscamos investigar grupos e associações teatrais que se relacionam com movimentos sociais e/ou comunidades de periféricos e subalternos. As investigações se centram nos modos de produção artística destes grupos e associações teatrais e, metodologicamente, se propõe, em uma continuidade orgânica às pesquisas desenvolvidas até o momento, a realização de práticas laboratoriais com o grupo de teatro Universitário do GPHPC – Coletivo Fuzuê. Tais práticas laboratoriais se fundam em dois pilares: o primeiro como proposta de investigação na qual, a partir do material levantado nas pesquisas realizadas com os grupos ou associações, empreender em sala de ensaio experimentações cênicas que resultem em produções artísticas acadêmicas; e o segundo pilar, que tais produções cênicas circulem em espaços ligados à movimentos sociais e comunitários, buscando também na prática extensionista investigar e aprofundar as formas de socialização dos meios de produção artística; este conjunto de circulações ocorrerá prioritariamente junto aos grupos e associações teatrais investigados, a fim de promover o encontro destas experiências, para trocas e aprofundamentos reflexivos. Desta feita os caminhos conceituais e da práxis almejados perpassam pelas noções de: teatro político; teatro épico; teatro comunitário; cultura popular; e educação popular. As proposições de investigações dos campos teóricos e as práticas laboratoriais conformam-se aqui, como processos coletivos de soluções de problemas no próprio embate cotidiano da luta popular, ou seja, propõe-se como Gambiarras teatrais, não no que o termo ganhou de sentido de improvisado ou malfeito, mas sim de soluções alternativas, coletivas, e em constante rearranjo, iluminando o fazer cênico na interligação com as lutas populares.
Última atualização: 18/07/2021