Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2696544764397266
Perfil do Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Berilo-Nosella
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3009-9836
FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):
Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e graduado em Artes/Comunicação: Imagem e Som pela UFSCar. Possui interesse em estudos no campo da Técnica e Ofícios da Cena, em especial a Iluminação Cênica, e os campos da História e da Historiografia do Texto e da Cena Teatral Moderna, com ênfase nos aspectos políticos e estéticos do fazer cênico entre o fim do século XIX e o século XX; neste contexto tem interesse em orientar pesquisas no campo da Iluminação Cênica e demais ofícios técnico-artísticos da cena e no campo da história do teatro moderno que tenham como objeto a dramaturgia, a direção, a iluminação, a cenografia e demais aspectos do fazer.
PROJETO ATUAL:
Capítulos de história da iluminação cênica: linhagens históricas e modos de fazer da iluminação na cena:
1ª parte – A documentação da iluminação cênica como modo de fazer, formação e transmissão de conhecimentos
O presente projeto constitui a primeira etapa do projeto integrado “Capítulos de história da iluminação cênica: linhagens históricas e modos de fazer da iluminação na cena”, que propõe investigar momentos chave da história da iluminação cênica a partir de análises de caráter teórico historiográficas de documentações específicas – ou gestadas no próprio fazer da cena ou produzidas pelo próprio processo de pesquisa – demandando a cada caso metodologias também específicas, com destaque às práticas da história cultural, da história oral, da genética teatral e da arquivologia. Neste contexto, na presente etapa, propomos analisar um conjunto pré-selecionado de documentos produzidos a partir do fazer da iluminação para cena (teatro, dança e ópera). Tais documentos são desenvolvidos basicamente com 3 finalidades: dar suporte ao próprio processo criativo; transmitir instruções técnicas/artísticas ao conjunto da equipe; e como propriedade artística/intelectual do detentor/a dos direitos sobre aquela criação. Não há no Brasil um sistema oficial normatizado tecnicamente que estabeleça um modelo quanto à produção destes documentos. Tal ausência de normatização, acreditamos, dá-se, numa possível primeira hipótese, também pela pouca e ainda muito recente institucionalização da formação deste profissional em território nacional. Assim, o que propomos aqui é, a partir de uma amostragem de documentos e da análise dos modos de produzi-los, procurar entender as seguintes questões: o que compõe e como se caracteriza cada documento? Como os documentos se agrupam em dossiês documentais que buscam dar conta da experiência de criação da iluminação para cena e transmiti-la? Como cada um realiza e organiza sua documentação e seus dossiês? De onde e como cada um aprendeu/desenvolveu sua forma de elaborar seus documentos? Quais questões técnicas, culturais, políticas e econômicas estão por trás de cada forma de elaborar estes documentos? Para, deste conjunto, buscarmos entender: 1) quais as proximidades e afastamentos de cada forma, 2) se seria possível propor algum (ou alguns) modelos para estes documentos e dossiês, fundamentalmente para fins pedagógicos, e 3) propor princípios de catalogação e de análise/leitura destes documentos para futuras pesquisas.
Última atualização: 18/07/2021