Currículo Lattes  http://lattes.cnpq.br/0772623950282663

Perfil do Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Andre-Magela-2

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0574-0599

 

FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Dedica-se ao campo da licenciatura em teatro e educação teatral, enfocando questões relativas à atuação. Dialoga principalmente com os seguintes temas: docência de teatro, preferencialmente em escolas de ensino básico; teatro e processos corporais terapêuticos ou que visam transformação pessoal; linguagens cênicas e questões de atuação; relações do teatro com produção de subjetividade, política e filosofia contemporânea (com proximidade conceitual aos autores Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e afins); teatro e estudos da cognição.

 

PROJETO ATUAL:

Produção de subjetividade em dimensões teatrais: Deleuze, Grotowski e Educação Teatral

Pesquisa que visa consolidar sugestões e propostas para o ensino de teatro em escolas através da composição de conceitos presentes em obras de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jerzy Grotowski com a prática sistemática e monitorada de professores da rede de ensino formal que adotam este corpo teórico prático de docência em teatro. A abordagem e a temática adotados compreendem a educação teatral de modo mais abrangente, no sentido de uma experiência teatral da realidade, e sua caracterização como processo de subjetivação, o que já foi realizado em pesquisa de doutorado anterior com argumentos teóricos e reflexões sobre práticas laboratoriais realizadas dedicadamente. Trata-se, neste projeto, de prosseguimento, em um nível mais avançado, desta pesquisa de doutorado recém finalizada. Nesta proposta para docência de teatro em escolas, práticas alimentadas por estes conceitos poderiam promover campos de produção singular de subjetividade, visando à criação de estratégias ético-estéticas para modos de viver inventivos, que escapem às normatividades e homogeneizações de subjetividade. Nesta perspectiva, os processos de atuação abordados nas aulas de teatro se dirigiriam para a vida dos participantes, não no que diz respeito a suas temáticas, mas a transformações em seus modos de agir, de sentir, de pensar enfim. O pensamento teatral ampliado e por vezes ativado nas aulas remeteria aos pensamentos que estão operando em dimensões teatrais na vida de todos. A consecução destes propósitos se ampara na composição de conceitos da filosofia vitalista e conectada ao corpo de Deleuze e Guattari com procedimentos e princípios artesanais do teatro (transbordando para a vida) propostos por Grotowski.


Última atualização: 18/07/2021