Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/4309667824438929
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2974-7525
FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):
Doutorado em Artes pela USP. Possui interesse principalmente em Estudos Queer, Diversidade Sexual e de Gênero em suas relações com o teatro de modo geral; também orienta pesquisas com temáticas sobre Acervos Teatrais e sobre Escritas (Auto)Biográficas em suas relações com o Teatro.
PROJETO ATUAL:
Diversidade sexual e teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, no âmbito da cena teatral produzida no Brasil, três noções caras aos estudos sobre diversidade sexual: a da visibilidade, a do minoritarismo e a da representação, de modo a permitir uma reflexão histórica e historiográfica sobre o teatro produzido no Brasil em suas relações com a diversidade sexual. Essas três noções são atualmente encontradas com bastante frequência em práticas discursivas (incluídos aqui textos militantes, midiáticos e teóricos, sendo ‘texto’ entendido aqui no sentido lato da palavra, incluindo debates orais, entrevistas, espetáculos teatrais, filmes, críticas etc.) e com elas têm se defrontado todas/todos aquelas/aqueles que trabalham com questões relativas aos direitos humanos em geral. Não se trata de discussão restrita às questões de diversidade sexual e de diversidade de gênero, mas uma discussão que pode ser ampliada para as discussões relativas ao racismo e ao capacitismo dentre outras. Nossa proposta é investigar as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual a partir das seguintes obras: O patinho torto, de Coelho Neto; Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá, de Fernando Melo; Blue Jeans, de Wanderley Aguiar Bragança e Zeno Wilde; e A ópera do malandro, de Chico Buarque. Do ponto de vista dos direitos humanos, utilizaremos as noções de visibilidade, minoritarismo e representação, do ponto de vista teatral, pretendemos investigar a cena a partir dos tensionamentos entre: comicidade e seriedade (compreendidos frequentemente como opostos nas discussões sobre teatro e direitos humanos); personagem e estereótipo (bastante presente e muitas vezes criticado na caracterização de personagens LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Ao longo da pesquisa, pretendemos produzir comunicações, pôsteres, capítulos de livros e artigos científicos e um momento laboratorial cênico; pretendemos também continuar propondo projetos em nível de Iniciação Científica com recortes específicos dentro da presente proposta, e estimular a elaboração e o desenvolvimento de projetos em nível de Mestrado Acadêmico dentro da linha de pesquisa “Cultura, Política e Memória” no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ. É nossa intenção desenvolver ações extensionistas pontuais voltadas para a educação básica. No caso desta proposta, nossa intenção é enfatizar as ações de trabalhos com arquivos teatrais, fontes primárias e produção documental.
Última atualização: 18/07/2021