1.  Proposta do Programa

1.1 Objetivos (geral e específicos)

1.2 Perfil do Egresso 

1.3 Linhas de Pesquisas

2.  Estrutura Curricular

2.1 Carga Horária e Créditos

2.2 Requisitos para Titulação

2.3 Grade Curricular / Ementas

3.  Corpo Docente

3.1 Docentes/Orientadores UFSJ

3.2 Docentes das Instituições Nucleadoras

3.3 Pedidos de Novos Credenciamentos (formulário - item 5 do checklist)

4. Corpo Discente

4.1 Mestrado

4.2 Doutorado

5.  Processo Seletivo

6.  Fluxo Contínuo

 

_______________________________________________________________________________________________

 

1. Proposta do Programa

1.1  Objetivos (Geral e Específicos)    

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) visa estabelecer associações produtivas entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras). Com isso, pretende-se estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular, e em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular nas Instituições Associadas. 

Assim, são objetivos gerais do PMBqBM, em curto e médio prazos, estimular a consolidação e a criação de novos núcleos de pesquisa e de formação de mestres e doutores, e em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, contribuindo para reduzir a assimetria regional do país. 

São objetivos específicos do programa:
- propiciar conhecimentos das áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com treinamento rigoroso em princípios básicos experimentais que capacitem o estudo de qualquer problema biológico, preparando seus estudantes para o desempenho de atividades de pesquisa e de magistério superior na área, respeitando o código de boas práticas científicas;
- incentivar a pesquisa e aumentar a produtividade científica na área de Bioquímica e Biologia Molecular;
- ampliar o número de profissionais com qualificação moderna, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais

1.2  Perfil do Egresso

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Bioquímica e Biologia Molecular) é a de contribuir para a descentralização das pós-graduações na área de Bioquímica e Biologia Molecular no País. Com esse objetivo, o cuidado na formação do estudante e seu acompanhamento durante o curso é fundamental. 
Pretende-se portanto que o egresso tenha formação teórica dentro das áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com treinamento rigoroso em princípios básicos experimentais que capacitem o estudo de qualquer problema biológico. O estudante deverá estar apto a desenvolver atividades de pesquisa e de magistério superior na área de Bioquímica e Biologia Molecular. Tem que ser um profissional com formação moderna, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir com outros nos melhores centros nacionais e internacionais, quer em pesquisa acadêmica ou no desenvolvimento de projetos na indústria. 
O mestre formado no Programa deverá utilizar o método científico na solução de problemas; elaborar e executar projetos de pesquisa; fazer análise crítica de pesquisas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular; participar, como docente, de cursos de graduação. 
O doutor formado no Programa deverá utilizar o método científico na solução de problemas; elaborar e executar projetos de pesquisa; fazer análise crítica de pesquisas nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular; redigir e apresentar trabalhos de pesquisa participar, como docente, de cursos de graduação e de pós -graduação. O doutor deverá ter ainda a capacidade de integrar conhecimentos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular com áreas correlatas do conhecimento.

 

2. Estrutura Curricular

2.1  Carga Horária / Créditos

Para cumprir o Programa de Mestrado/Doutorado, o estudante deverá obter um mínimo de 25 (vinte e cinco) créditos para Mestrado e mínimo de 40 (quarenta) créditos para doutorado.

- Para o MESTRADO os créditos são distribuídos da seguinte forma:

a) 4 (Quatro) créditos em disciplinas obrigatórias, sendo 2 (dois) na disciplina Animais de Laboratório: manejo ético e 2 (dois) na disciplina Áreas de Fronteira: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular

b) 2 (dois) créditos em Atividades Didáticas I (Componente curricular obrigatório)

c) 19 (dezenove) créditos em Disciplinas Optativas / * Atividades Complementares  

* Atividades Complementares - poderão ser atribuídos até 08 (oito) créditos para Mestrado em atividades tais como publicação de artigos, apresentação de trabalho em congresso, programas de treinamento e outros, a critério do Colegiado Geral.

* O aluno poderá pedir o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação no limite de até 1/3 (um terço) dos créditos totais exigidos pelo PMBqBM.

- Para o DOUTORADO os créditos são distribuídos da seguinte forma:

a) 4 (Quatro) créditos em disciplinas obrigatórias, sendo 2 (dois) na disciplina Animais de Laboratório: manejo ético , 2 (dois) na disciplina Áreas de Fronteira: Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular

b) 4 (quatro) créditos em Atividades Didáticas (Componente curricular obrigatório)

c) 32 (trinta e dois) créditos em Disciplinas Optativas / * Atividades Complementares  

* Atividades Complementares - poderão ser atribuídos até 16 (dezesseis) créditos para o Doutorado em atividades tais como publicação de artigos, apresentação de trabalho em congresso, programas de treinamento e outros, a critério do Colegiado Geral.

* Os créditos obtidos durante o mestrado no PMBqBM (25 créditos) são considerados para a integralização do número mínimo de créditos exigidos para o doutorado (40 créditos).
 
* O aluno poderá pedir o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação no limite de até 1/3 (um terço) dos créditos totais exigidos pelo PMBqBM.

2.2  Requisitos para titulação

Cada 15 horas/aula equivale a 1 crédito:

Mestrado - Disciplinas/Atividades: 25 créditos.

Doutorado - Disciplinas/Atividades: 40 créditos.

Ser aprovado em exame de qualificação.

Ser aprovado na Defesa de Dissertação ou Tese.


Última atualização: 30/08/2023