Em 2007, a Universidade Federal de João del Rei (UFSJ) ao ter conhecimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se mobilizou para atender ao MEC/CAPES/FNDE, encaminhando uma proposta de programa visando atender às licenciaturas em Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática e Pegagogia.

No subprojeto da área de Física, no biênio 2009-2010, participaram treze estudantes bolsistas da Licenciatura em Física da UFSJ e dois professores supervisores de duas escolas da rede pública de São João del Rei/MG. Em linhas gerais, os estudantes realizaram nas escolas atividades em sala de aula, apoiadas em experimentos/demonstrações, e oficinas em horários extraturnos. E todas essas atividades eram planejadas e discutidas em reuniões semanais na UFSJ. 

Atualmente, em atendimento ao EDITAL Nº 001/2011/CAPES, o subprojeto da área de Física conta com 18 estudantes bolsistas e três professoras supervisoras de três escolas públicas, os quais encontram-se desenvolvendo atividades para o biênio 2011-2013. Ainda com o foco em atividades para salas de aulas nas escolas, a equipe vem introduzido materiais medicionais para auxliar o professor como sensores e softwares para aquisição de dados e simuladores (applets), entre outros recursos.

No menu acima, é possível conhecer mais sobre o subprojeto do PIBID/UFSJ na área da Física. 

 

 03-pibid 

Visitas desde 05 abr. 2012
contador de acesso

Página atualizada por: João A. Corrêa Filho