Pós-graduação lato sensu em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica

Aprovado pela RESOLUÇÃO CONEP/UFSJ  No 031, 24 de setembro de 2014.

 

Objetivos

 

Atualizar o profissional farmacêutico, que atua ou deseja atuar no segmento hospitalar, fornecendo fundamentos administrativos e clínico, contribuindo para a gestão de recursos e de risco, promoção do uso racional de medicamentos e qualidade da assistência farmacêutica prestada. 

 

Público-Alvo

 

O Curso de Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica destina-se a Farmacêuticos que desejam se qualificar na área hospitalar tanto pública quanto privada e/ou em outros segmentos correlatos.

O concluinte apresentará habilidades e competências pertinentes à gestão da assistência farmacêutica hospitalar, participação nas comissões hospitalares, desenvolvimento de farmácia clínica e para trabalhar em conjunto com a equipe multidisciplinar.

 

Concepção

 

O curso de pós-graduação latu sensu - Especialização em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica foi idealizado para atender à necessidade de qualificação e/ou atualização do profissional farmacêutico que atua ou pretende atuar em ambiente hospitalar. Apresenta enfoque gerencial e clínico procurando abranger os vários campos de inserção do farmacêutico dentro do Hospital.

Trata-se de um curso de 414 horas distribuídos em 24 meses em aulas semanais teóricas com duração de 4,5 horas e visitas técnicas. Ao final do curso o aluno deverá apresentar uma proposta de atuação e/ou estudo de caso em Farmácia Hospitalar ou Farmácia Clínica sob a forma de Monografia para julgamento através de banca avaliadora.

 

Desta forma, o curso é dividido em quatro módulos. O primeiro módulo apresenta enfoque gerencial do serviço de farmácia hospitalar; o segundo módulo apresenta as principais comissões e serviços de inserção do profissional farmacêutico; o terceiro busca fornecer ferramentas para a atuação clínica do profissional; e finalmente, o quarto módulo apresenta as ferramentas didáticas necessárias para a construção da monografia de conclusão de curso. Espera-se que ao final deste curso o especializando seja capaz de identificar e aplicar as ferramentas necessárias para uma atuação de qualidade.