No início de julho de 2020 a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) convidou os Representantes discentes dos colegiados dos programas de pós-graduação para uma reunião, denominando-os de Comissão de Discentes dos Programas de PG – atualmente se intitulam Conselho de Representantes. Desde então se acendeu a necessidade de uma melhor organização estudantil da categoria. Nesta reunião, os discentes optaram pela indicação de cinco membros para representarem cada área cientifica: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Exatas e Interdisciplinar.
Assim, a pandemia possibilitou uma união de pesquisadores de pós-graduação da UFSJ em meio aos debates de julho e agosto, para a Comissão de Análise das Atividades Acadêmicas Emergenciais Covid-19 da UFSJ na Pós-graduação. A Comissão foi nomeada pela PROPE, composta por docentes, servidores e discentes, em prol de refletir e estabelecer um Ensino Remoto Emergencial (ERE) mais coerente a realidade da própria Universidade.
Com o fim da Comissão, observou-se a ausência da atuação dos pós-graduandos nos órgãos CONSU, CONEP, Associação de pós granduandos e Colegiado Geral de PGs-UFSJ. Nesse momento sabendo da importância de enriquecer ainda mais esses espaços fundamos a APG com o intuito de congregar os pós graduandes incentivando a participação ativa nos processos democráticos.
Mas você sabe o que é uma APG?
APG é composta por estudantes de lato e stricto sensu e pode ser formada no interior de um Programa, de um Departamento, de um Instituto, de um Campus ou de uma Universidade. Ponto central da organização de Pós-Graduandes. É o elo de ligação e materialização entre a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) e os Pós-Graduandes. É de responsabilidade da APG:
Uma APG pode e deve:
@apgufsj | |
apgufsj@ufsj.edu.br |
Informes: