Grupo Casa Aberta leva novo espetáculo ao Teatro Municipal

Publicada em 19/04/2023

Nesta quinta, 20 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de SJDR, estreia Aos Meus Velhos Pretos, novo trabalho do grupo de pesquisa Casa Aberta. Trata-se de um espetáculo, sob a coordenação geral da professora Juliana Mota (DEACE/UFSJ), com a participação da comunidade acadêmica e músicos da cidade.

O repertório é composto por músicas de Gilberto Gil, Tizumba, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Cartola, Djavan, entre outros “velhos nomes” da Música Popular Brasileira. Várias camadas se sobrepõem na construção dessa montagem. Além de homenagear artistas pretos da MPB, são convocadas dimensões da criação autobiográfica para a cena e discussões internas sobre estratégias de composição atreladas à vida e à comunidade.

Nos últimos anos, o Casa Aberta vem desenvolvendo trabalhos com o olhar voltado para questões que tocam o universo da mulher preta no Brasil, principalmente aquelas ligadas à solidão. Nesse momento, o grupo decidiu trazer para junto dessa linha de pesquisa a voz de homens pretos, cantores e compositores. O desejo é descobrir caminhos, pela arte e pela voz/discurso desses velhos, para exaltar a mulher preta como “a mulher amada”, numa tentativa de ajudar na configuração de um novo lugar possível.

Casa Aberta
O Casa Aberta está constantemente buscando formas de se integrar à comunidade local, promovendo projetos e ações em parceria com diversos setores locais. Em 2022, foi desenvolvido o projeto As Nossas Canções, que ocupou as praças da cidade para artistas e público cantarem numa só voz. Uma “feliz parceria” com os professores do Departamento de Música da UFSJ, Marcos Filho e Valéria Braga. Neste primeiro semestre, o grupo está circulando As Cantadeiras por escolas, praças, abrigos e APAC.

Com Aos Meus Velhos Pretos, a ideia é convidar a comunidade a ocupar também esse tradicional espaço da arte e da cultura na cidade, em busca de novos passos, novas relações, novas (re)construções. A entrada é gratuita. Será recolhido 1 kg de alimento não perecível.