Fapemig abre chamada voltada à participação feminina na Ciência

Publicada em 17/04/2023

Com o objetivo de estimular a pluralidade, a diversidade e a internacionalização, por meio do fomento a projetos de pesquisa científica e tecnológica coordenados exclusivamente por mulheres, nas diversas áreas do conhecimento, a Fapemig torna pública a Chamada 06/2023 – Ciência por elas: fomento à participação feminina na ciência, inovação e colaboração internacional.

Instituições científicas, tecnológicas e de inovação do Estado de Minas Gerais, cadastradas junto à Fapemig, podem apresentar propostas para obtenção de apoio financeiro, em conformidade com o estabelecido na Chamada. O prazo para submissão vai até 5 de junho.

Cada proposta contratada terá execução de até 36 meses. As faixas de financiamento são:
Coordenação Feminina Individual: destinada a propostas em que a função de coordenação é exercida por doutora, mulher, com vínculo empregatício ou funcional com a ICTMG proponente, submetidos ao Sistema Everest. Admitida a participação masculina e feminina aos demais membros da equipe, se houver, na função de colaboradores.
Coordenação Feminina em Grupo: destinada a equipes de pesquisa que possuam, obrigatoriamente, ao menos três doutoras, mulheres, com vínculo empregatício ou funcional com ICTMG envolvidas na proposta, sendo uma na função de coordenação e duas na função de subcoordenação, assim submetido no Sistema Everest. Admitida a participação masculina e feminina aos demais membros da equipe, se houver, na função de colaboradores.
Coordenação Feminina (individual ou em grupo) Com Colaboração Internacional: destinada a propostas com colaboração transnacional em pesquisa, tecnologia e inovação, devendo a função de coordenação ser exercida por doutora, mulher, com vínculo empregatício ou funcional com a ICTMG proponente. Admitida também a participação de subcoordenadoras, nos moldes da faixa B. A participação masculina e feminina aos demais membros da equipe, se houver, é possível na função de colaboradores, submetidos ao Sistema Everest.

As linhas para a proposição de projetos são: Agricultura do Semiárido Mineiro; Cadeia Produtiva do Leite; Cadeia de Biocombustíveis com foco em Bioquerosene; Hidrogênio (H2) como Fonte de Energia; Energias Renováveis; Cadeia Produtiva do Lítio, do Nióbio e de Terras Raras; Imunobiológicos e Biofármacos; Inteligência Artificial e IoT; Comunicação 5G.

Todos os detalhes do edital podem ser conferidos aqui.