Campus Centro-Oeste Dona Lindu escreve seus 15 anos de história

Publicada em 14/04/2023

Uma década e meia de vida merece ser celebrada! Ainda mais quando se pensa num campus de uma universidade federal que veio atender ao anseio da comunidade de todo o Centro-Oeste mineiro, a ponto de a unidade da UFSJ em Divinópolis incorporar o nome da região ao seu: em 2 de abril de 2008, o então reitor da Federal de São João del-Rei, professor Helvécio Luiz Reis, proferiu a primeira aula no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, na companhia de seu primeiro diretor, professor Eduardo Sergio Silva.

A inauguração oficial se deu dois anos e cinco meses depois, em grande estilo, no dia 10 de agosto de 2010, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do então ministro da Educação, Fernando Haddad.

O CCO, como ficou conhecido, oferece quatro graduações voltadas para a área da Saúde – Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica. É o local de cinco programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado): Ciências da Saúde; Ciências Farmacêuticas; Enfermagem; Bioquímica; e Biologia Molecular e Biotecnologia. A comunidade tem também à disposição duas especializações, em Cuidados Paliativos e em Dependência Química. Programas de Residência Médica são dois: Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família e Multiprofissional em Saúde do Adolescente. Toda essa estrutura de formação se completa com o desenvolvimento de uma sólida rede de projetos e programas de extensão, de pesquisa, inovação tecnológica, empreendedorismo e ligas acadêmicas.

Por suas salas e laboratórios circulam cerca de 1.500 alunos, 220 servidores, 50 colaboradores terceirizados, todos comprometidos com a formação de profissionais capacitados a atuar como agentes de transformação social e das práticas em saúde na educação superior.

O CCO/UFSJ tem como fundamento a busca de soluções para os problemas de saúde da região, a constituição de parcerias com os municípios do Centro-Oeste para formação profissional e consolidação do SUS, o enfrentamento da baixa resolutividade dos serviços ambulatoriais e hospitalares e o compromisso com uma nova visão de formação profissional, pautada por uma concepção ampliada de saúde, que abrange também a inovação tecnológica e o empreendedorismo.

Neste sábado, 15 de abril, a partir das 9h, o Campus vai estar em festa, e você é nosso convidado. Estão programadas apresentações dos cursos e de seus projetos, atividades culturais, gastronomia e diversão para as crianças, descritas neste link.