Deputado Reginaldo Lopes palestra sobre reforma tributária nos 36 anos da UFSJ

Publicada em 13/04/2023

Na sexta, 21 de abril, a UFSJ celebra seus 36 anos. Compondo a agenda das atividades comemorativas, a Universidade recebe o deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), egresso do curso de Economia da instituição.

O encontro está marcado para a próxima segunda, 17, às 19h30, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei. Em pauta, os caminhos da reforma tributária no Brasil. Reginaldo Lopes coordena, na Câmara dos Deputados, o Grupo de Trabalho sobre o Sistema Tributário Nacional.

Esse grupo se dedica a produzir uma síntese entre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 com a PEC 110/2019 que, juntas, criam uma nova legislação de impostos sobre consumo. A ideia é substituir os cinco impostos por um ou dois tributos sobre o valor agregado (IVA) e por um imposto seletivo. “Finalmente, hoje estamos próximos de uma evolução. Assim, o Brasil terá um sistema simples, transparente, justo e moderno. A reforma tributária é o passaporte para um grande salto de desenvolvimento e justiça social. Vai gerar renda, emprego, distribuir riqueza, simplificar, modernizar e dar segurança jurídica”, escreveu o deputado em sua coluna semanal no jornal O Tempo.

Reginaldo Lopes
Economista formado pela UFSJ, esse filho de produtores rurais trabalhou, ainda menino, vendendo picolé na praça, até conseguir emprego numa padaria. Deputado federal pelo PT de Minas Gerais, é autor do projeto que deu origem à Lei de Acesso à Informação, um dos mais importantes instrumentos de enfrentamento à corrupção, e à Lei 14.128/2021, que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da covid-19, ou às suas famílias, em caso de morte.

Considerado pela Unesco “Deputado Amigo da Educação”, entre suas muitas ações nessa área estão o Estatuto da Juventude e a relatoria do novo Fies. Foi idealizador e presidente da primeira comissão que tratou de políticas públicas para as juventudes na história do Congresso Nacional e atualmente preside e coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais.

Reginaldo criou e presidiu a CPI de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres, que apresentou uma série de projetos para mudar o atual sistema de segurança pública e todo o caminho penal no Brasil, lutando contra o racismo estrutural e fazendo o Congresso Nacional reconhecer sua existência.

Coordena também a implementação do Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo, Qualificação e Inserção Profissional (FMEC), para ajudar a transformar os municípios em incubadoras de investimentos, que gerem emprego, renda, riqueza, desenvolvimento e mais sustentabilidade.