Trilhas sonoras é tema de curso gratuito no Centro Cultural UFSJ

Publicada em 16/03/2023 - Fonte: ASCOM

Nesta sexta, 17 de março, o Centro Cultural UFSJ promove o curso gratuito Imagem e som: trilhas sonoras com Marcos Souza. O objetivo é apresentar o papel histórico da trilha sonora no audiovisual, estimulando o pensamento crítico. Assim como a imagem, a trilha sonora também é um forte recurso quando se conta uma história.

As atividades foram pensadas para músicos, fotógrafos e artistas do audiovisual. O instrutor, Marcos Souza, é diretor de projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica e coordenador do Festival Musimagem, desde 2015. Foi diretor do Centro da Música da Funarte/Ministério da Cultura, entre 2017 e 2018. Formado em Som para Cinema e TV, pela Academia Internacional de Cinema, é graduado em Jornalismo pela Universidade Hélio Alonso (RJ).

O evento vai das 9h às 13h; serão emitidos certificados aos inscritos.

Em entrevista, Marcos Souza fala sobre sua trajetória e expectativas quanto ao curso.

Sua trajetória profissional em relação à Música, em especial as trilhas sonoras, é extensa; quais foram os caminhos percorridos? Sou músico e pianista. Meu pai, que faleceu aos 39 anos, também era músico e, aos 16 anos, comecei a lançar seus discos. Iniciei minha carreira como produtor fonográfico. Nos anos 2000, fiz meu primeiro filme, Evandro Teixeira – instantâneos da realidade, um documentário do qual lancei o cd com a trilha sonora. Aí, um novo mundo se abriu para mim: conheci novas produtoras e entrei nesse caminho.

Para você, qual o papel da trilha sonora nas produções fotográficas e audiovisuais?
O visual sem áudio não existe. Quando a gente fala “trilha sonora”, não é só a música: são os diálogos, os ambientes, as sonoplastias. A música é parte da trilha, não seu todo. Uma música pode prever uma cena, atenuar uma situação, ou causar suspense, expectativa. É uma forma de enriquecer aquilo que está acontecendo.

O que esperar de seu curso no Centro Cultural?
Pretendo fornecer um panorama do que é uma trilha sonora, seus recursos e possibilidades, junto à imagem e à fotografia. Nesse curso teórico, a expectativa é estabelecer uma troca interessante com os artistas e estudantes de São João del-Rei. Também vamos compor, com outros músicos, uma trilha sonora específica, tocada ao vivo, para as fotografias que serão projetadas no Festival de Fotografia de Tiradentes.

Uma das premissas desse encontro é promover a reflexão crítica sobre a música e a imagem. Como isso será feito?
Uma reflexão crítica é, justamente, entender o que está acontecendo: quais são os recursos? O que a música pode fazer no audiovisual? É parar e ouvir a trilha do filme, o que ela quer nos mostrar, qual sua função ali. Será bem interessante!

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)