Professor da Enfermagem recebe distinção internacional

Publicada em 14/03/2023

O professor do curso de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Alexandre Ernesto Silva, foi eleito o oitavo enfermeiro mais influente da América Latina e do Caribe pela Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, a segunda maior organização dessa área no mundo. A lista reúne 100 profissionais que se destacam em seus trabalhos.

Especialista em Gestão Hospitalar, mestre em Cuidados Paliativos, doutor em Enfermaria com Foco em Cuidados Paliativos, e professor da especialização nesse tipo de cuidado na UFSJ, o trabalho de Alexandre se destaca por buscar a excelência na atividade, realizando contribuições para o campo da Enfermagem e para a produção científica.

Seu foco de trabalho abrange essa formação nos cursos de Enfermagem e Medicina. “Pensando em gestão do cuidado, acredito que os paliativos permitem gerenciar o cuidado do paciente que tem uma condição que ameaça a vida de continuar, de modo que a gente possa aliviar ou prevenir o sofrimento”, avalia.

Alexandre faz questão de destacar os cuidados paliativos como uma prática que tem tornado evidente sua importância para a qualidade de vida das pessoas. “Tenho certeza de que a diferença para essa distinção é a minha fala embasada no cuidado paliativo. Trabalhamos justamente a qualidade de vida, por meio da diminuição do sofrimento humano de quem tem uma condição ameaçadora de vida, que gera sofrimento. Buscamos alívio para essas pessoas, para suas famílias e para seus cuidadores.”

Em sua opinião, essa conquista é mais um símbolo da eficiência, competência e desenvolvimento da pesquisa na UFSJ, cada vez mais reconhecida internacionalmente.

Acompanhe aqui os trabalhos desenvolvidos pelo professor Alexandre Silva.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)