UFSJ reajusta o valor das bolsas de pesquisa e extensão

Publicada em 09/03/2023

As bolsas de pesquisa e extensão já contam com novos valores na UFSJ. O aumento passa a valer a partir de fevereiro deste ano. No próximo pagamento, em abril, os estudantes receberão os benefícios reajustados e também o retroativo, referente ao segundo mês do ano.

O valor da bolsa de mestrado subiu de R$ 1,5 mil para R$ 2,1 mil. A de doutorado aumentou de R$ 2,2 mil para R$ 3,1 mil. O benefício para os bolsistas de Iniciação Científica e de Extensão foi de R$ 400 para R$ 700. Os novos montantes, financiados com recursos da própria Universidade, têm como base os reajustes anunciados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Portaria Capes nº 33, de 16 de fevereiro de 2023.

De acordo com a Reitoria, a UFSJ garantiu o reajuste das bolsas institucionais antes de receber a suplementação orçamentária, solicitada ao Governo Federal, para o pagamento dos novos valores. “Encaminhamos ao MEC ofício que detalha a necessidade de suplementação, tendo em vista o impacto sobre as bolsas custeadas com orçamento próprio da Universidade. Até o momento, não tivemos resposta do Ministério mas, por meio de um esforço conjunto da Reitoria e suas unidades, conseguimos garantir o reajuste já no próximo mês”, destaca o reitor Marcelo Andrade.

Assistência estudantil
A UFSJ informa que trabalha também para a suplementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) no sentido de ajustar os valores dos auxílios oferecidos pelo Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase). Havendo suplementação orçamentária por parte do Governo Federal, os reajustes nos auxílios pagos com recursos do Pnaes serão trabalhados pela Comissão de Assistência Estudantil, da Proae.