Programa de Pós em Psicologia aprova a primeira tese

Publicada em 06/03/2023

O doutorando Gleidson Jordan dos Santos defendeu, no dia 13 de fevereiro, a tese Em busca de um lugar para o si e para o nós: explorando o Protagonismo Adolescente em cidades do interior de Minas Gerais. O trabalho, apresentado à banca do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), foi orientado pela professora Larissa Medeiros Marinho dos Santos. Trata-se da primeira tese defendida no PPGPSI, que recebeu os primeiros doutorandos no segundo semestre de 2019.

Segundo Gleidson, a tese se desenvolve a partir do campo da Psicologia Ambiental em interface com teorias do desenvolvimento humano. “O objetivo foi investigar três praças públicas da nossa região, primeiramente realizando um estudo exploratório da estrutura das praças, vestígios ambientais deixados pelas pessoas que as utilizam e um breve mapeamento comportamental para entender o que há para se fazer nesses espaços. Em seguida, busquei averiguar se havia presença e apropriação de adolescentes desses lugares, e como eles utilizam e se relacionam com os espaços, além de investigar a possibilidade desses ambientes estimularem o protagonismo adolescente, ou seja, entender se seria possível que eles se engajassem na conservação ou na busca de melhorias que atendessem às suas necessidades específicas” , explica Gleidson.

Potencialidades
Adolescência, para o jovem doutor, é fase muito importante do desenvolvimento humano, e suas potencialidades são muitas vezes negligenciadas, sendo os adolescentes colocados num lugar de extrema passividade e pouca competência e em situações de rebeldia que só trazem problemas. É um mito que precisa ser desarticulado; deve se dar espaço para que os adolescentes desempenhem um papel significativo na sociedade. “Mesmo com o avanço da tecnologia e um esfriamento das relações sociais frente a frente, vimos que há presença de adolescentes nesses espaços e faltam meios e estímulos para que haja um maior engajamento deles e interesse por questões que envolvem a conservação e (re)construção de espaços de interação entre as pessoas, havendo um enorme potencial desses adolescentes protagonizarem ações que tornem esses lugares mais atrativos e potencializem o desenvolvimento tanto social, quanto cognitivo e afetivo das pessoas que passam por eles”, analisa.

Primeiro doutor
Gleidson se diz orgulhoso e aliviado, uma vez que conseguiu defender sua tese de doutorado antes do prazo, mesmo com o período de incertezas da pandemia e as dificuldades para pesquisadores no Brasil, além de ter na UFSJ uma experiência completa de formação docente, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. “A UFSJ faz parte da minha história. Tive a oportunidade de fazer duas graduações (Música e Psicologia), mestrado e doutorado nessa instituição, de alguma forma poder entrar para a história do PPGPSI com a primeira qualificação e defesa de tese. Sendo sãojoanense, ainda há um significado ainda mais especial: uma formação de altíssima qualidade e gratuita na minha cidade natal. Esse fator, junto ao auxílio das bolsas de pesquisa e formação vindas da UFSJ e da Capes, foram essenciais para que eu pudesse frequentar uma universidade, já que venho de uma família de origem humilde”, revela.

Marco e conquista
A orientadora da tese, professora Larissa Medeiros, se diz orgulhosa pela primeira defesa e ressalta que o momento é um marco. “Essa defesa foi um passo fundamental. O Departamento de Psicologia como um todo batalhou muito para implantar o doutorado.” Quanto à tese, Larissa avalia ser uma pesquisa que focaliza as cidades de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas, onde estão as três praças analisadas. “Ele é um aluno excelente, que cresceu na região. Fiquei muito feliz em ter sido ele o primeiro doutorando a defender tese no PPGPSI”, comemora.