Parceria da UFSJ contribui com desempenho da seleção brasileira de Flag Football

Publicada em 03/03/2023

O futebol americano vem sendo um desporto em franco desenvolvimento e popularização no Brasil. Uma das variantes desse esporte é a modalidade flag. Tal modalidade não precisa de equipamentos de segurança como o futebol americano, pois não é necessário derrubar e nem atingir o adversário a fim de parar uma jogada: basta apenas retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura para impedir o avanço do adversário.

Atualmente, o Brasil vem obtendo resultados relevantes no âmbito internacional, sendo a seleção feminina quarta colocada no último mundial realizado em Israel e campeã invicta do Campeonato Sul-Americano da modalidade em 2022.

A UFSJ é parceira de tais resultados, tendo em vista convênio firmado entre a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e o Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde (DCEFS), dando suporte à análise dos atletas.

A iniciativa tem como protagonista o ex-aluno da UFSJ, André Henrique de Azevedo Gomes, entusiasta do futebol americano, que teve a ideia e intermediou os contatos entre as instituições. Atualmente, ele exerce a função de Treinador Principal de Análise de Desempenho e Performance da Seleção Brasileira de Flag Feminino. Ainda na graduação, André desenvolveu estudos focados em atletas de futebol americano que deram origem aos protocolos aplicados hoje na avaliação dos jogadores. “Na faculdade, após ter feito a disciplina de Fisiologia do Exercício, com o professor Alessandro de Oliveira, resolvi que gostaria de fazer pesquisas sobre o esporte, pois eram muitas questões a serem respondidas. Os protocolos desenvolvidos nesses estudos são, atualmente, utilizados nas análises que fazemos dos atletas. Já na seleção, entrei em contato com o professor Alessandro e propus a efetivação da parceria que estabelece suporte em equipamentos e conhecimento técnico, visando melhorar o desempenho dos atletas”, explica o egresso.

Ao receber a proposta, o professor Alessandro Oliveira apresentou o projeto ao Departamento, que aprovou a iniciativa. Na parceria, a UFSJ colabora de forma voluntária com as comissões técnicas, dando suporte na área de Fisiologia do Exercício e de Medidas e Avaliação, cedendo equipamentos para a coleta de dados e posterior análise dos dados pelo mesmo professor. Os protocolos avaliam os jogadores quanto à velocidade, impulsão, cansaço/repouso, agilidade, entre outras variáveis. Os dados coletados auxiliam a comissão técnica na seleção de atletas e também na definição de estratégias de jogo.

De acordo com André Gomes, a parceria com a UFSJ já trouxe benefícios para a seleção brasileira. “As informações que levantamos contribuem para a escolha dos melhores atletas e para a montagem da equipe. A seleção dos melhores jogadores e estratégias refletem na performance do time que conquistou de forma invicta o Campeonato Sul-Americano, em 2022. Atualmente, os dados são utilizados para a preparação da equipe para o Campeonato Intercontinental, em julho.”

O professor enfatiza que a parceria permite o contato com conteúdos de um esporte ainda pouco estudado no Brasil, criando uma área inesgotável de conhecimento. “O contato com a seleção é realizado de forma voluntária e em um ambiente de trabalho extremamente satisfatório. Todos os envolvidos têm muita vontade de desenvolver os estudos e aproveitar as análises, aplicando os resultados para a escolha dos melhores atletas.” O docente prospecta ainda que a parceria é uma oportunidade para o desenvolvimento de futuros projetos de extensão. “É possível se pensar em iniciativas nas quais seja apresentada a aplicabilidade dos conceitos da Educação Física dentro da performance humana, mostrando a importância dos estudos da área para aprimorar o desempenho dos atletas”, completa.

Trajetória
O interesse de André pelo Futebol Americano influenciou os caminhos trilhados pelo estudante em sua carreira de atleta, estudante e profissional. O esporte foi o motivo do ingresso no curso de Educação Física em 2013, durante o qual a modalidade esteve presente de diferentes formas em sua trajetória na Universidade.

Na UFSJ, o treinador também desenvolveu pesquisas na área, juntamente com o professor Alessandro. Em 2017, uma proposta foi contemplada pela Demanda Universal do CNPq, com recursos para o projeto Associação de Parâmetros Antropométricos e Metabólicos com Fatores de Risco Cardiovasculares em Atletas de Futebol Americano.

No início de 2022, passou a fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Flag Masculino. Em junho do mesmo ano, integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Flag Feminino ao assumir a função de Head Coach (treinador principal) de Análise de Desempenho e Performance. Em janeiro de 2023, passou a integrar a equipe do Cruzeiro de Futebol Americano.

Alessandro de Oliveira destaca a trajetória do antigo aluno e agora colega de profissão. “André é um exemplo de perseverança e força de vontade. Foi um dos melhores alunos do curso e hoje trabalha em um time nacional de futebol americano. Ele está sempre correndo atrás dos sonhos. Ter o André ainda vinculado à UFSJ é um orgulho para mim e para o Departamento. Espero que muitos dos nossos alunos possam se espelhar na sua história.”