Teletrabalho: UFSJ implanta projeto piloto

Publicada em 01/03/2023

A UFSJ iniciou, no mês de fevereiro, a implementação de projeto piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), o teletrabalho. Inicialmente, o projeto vai abranger alguns setores das pró-reitorias de Administração, de Planejamento, de Gestão de Pessoas, de Assistência Estudantil e do Núcleo de Tecnologia da Informação. Quem informa é a Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento das Modalidades de Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFSJ (Cogam).

De acordo com o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lucas Aarão, o início de qualquer construção não é fácil, pois se trata de uma mudança de cultura institucional. “Para preparar melhor as instâncias envolvidas, aperfeiçoando o fluxo processual planejado pela Cogam, foi proposto esse projeto piloto como marco inicial da efetiva implementação da modalidade do teletrabalho na UFSJ”, afirma.

Segundo Lucas Aarão, as unidades participantes foram pontualmente indicadas pelas respectivas pró-reitorias da área meio, as quais, para a escolha, buscaram agregar alguns critérios, como aptidão e compatibilidade das atividades com o novo modelo de trabalho; mapeamento de atividades desenvolvidas já existentes na unidade e disponibilidade das equipes setoriais em abarcar rotinas adicionais para essa preparação; e aperfeiçoamento dos métodos. “Pode-se dizer que as unidades selecionadas receberam a tarefa extra de auxiliar nas definições de todo o processo, fazendo, inicialmente, testes no sistema de modo presencial”, conclui.

Fluxo processual
Durante o mês de janeiro, visando a agilizar as etapas de implementação, a Cogam definiu o fluxo de implantação do teletrabalho, que inclui o projeto piloto com algumas atividades pontuais da Universidade. O objetivo é tornar claro o entendimento desses fluxos e seus efeitos práticos com a adoção de um novo sistema eletrônico (Susep), que será a ferramenta de acompanhamento das atividades desenvolvidas, e de modo a viabilizar um início seguro para essa nova forma de trabalho na instituição. Paralelamente, a Comissão se dedicará ao aperfeiçoamento do edital de seleção previsto na Resolução interna da UFSJ. Acesse aqui o fluxograma das etapas do PGD.

Enquanto o Governo Federal não publica nova Instrução Normativa sobre o tema, espera-se, com o projeto piloto, alcançar a segurança necessária nos fluxos processuais para expansão do teletrabalho para toda a Universidade, via edital de seleção, que vem sendo construído pela Cogam e em breve será anunciado para a comunidade da UFSJ. “É o momento para colocar à prova o sistema (da Susep) a ser utilizado pela Universidade, de modo a trazer mais segurança para uma implementação mais abrangente. No início dos trabalhos já foi possível identificar algumas falhas que foram prontamente ajustadas pela equipe técnica”, explica Lucas.

Quanto ao Programa de Gestão e Desempenho – PGD (teletrabalho), a Cogam teve que se reorganizar, devido à publicação da Instrução Normativa nº 89 (IN 89), do então Ministério da Economia, a qual promovia alterações nos critérios e procedimentos para o PGD. A referida IN foi revogada pela Instrução Normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2023, que determina a expedição de um novo regulamento sobre o tema no prazo de 90 dias.

Flexibilização
A Cogam é composta por técnicos administrativos com representação em diferentes áreas de toda a Universidade, da CIS e do SINDS-UFSJ. A Comissão foi instituída pela Resolução 010/22 do Conselho Universitário e promove reuniões semanais para analisar e emitir pareceres sobre as propostas de flexibilização de jornada de trabalho encaminhadas pelas unidades administrativas e acadêmicas. Em que pese a grande demanda e a complexidade dessas análises, os processos têm avançado e várias unidades já foram atendidas com a flexibilização da jornada, de acordo com o Decreto 1.590/95 e a Resolução nº 12/2022 (CONSU UFSJ).

Mudança cultural
“Existe ainda um longo caminho a trilhar na mudança cultural que o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) traz para a administração pública, especialmente para as universidades que, por sua realidade multifacetária, elevam o desafio para a construção de uma modalidade de trabalho que não deixe de lado o foco no aluno”, explica Lucas Aarão, para quem o projeto piloto será uma fase de transição até a publicação do edital de seleção interna.

O sistema de suporte disponível a ser utilizado nesse início não é o ideal para a realidade das universidades, por isso serão necessários ajustes e adaptações, conforme prevê o pró-reitor. “Contudo, acreditamos que, em meados de 2024 já estará disponível no Sistema Integrado de Gestão (SIG) um módulo específico, o Polare, ferramenta que substituirá o sistema da Susep, mais voltado à realidade universitária”, ressalta.

A Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento das Modalidades de Jornada de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFSJ (Cogam) agradece o apoio e contribuição dos servidores que vêm trabalhando na confecção de procedimentos, ressaltando que o trabalho árduo e contínuo vai propiciar melhores condições de atendimento e contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos servidores da Universidade.